Percentual de contribuição: dicas para fazer a escolha certa! - RUMOS

Percentual de contribuição: dicas para fazer a escolha certa!

7 de maio de 2021

A Eleição Geral da RUMOS  é um processo previsto em regulamento que ocorre a cada seis meses (podendo ser antecipado ou adiado em até um mês, a critério da RUMOS). Até as 15h do dia 31 de maio os participantes do Plano CD Rumos  poderão alterar as suas escolhas em três itens: I- Percentual de Contribuição, II- Perfil de Investimento e III- Modo de Recebimento da Aposentadoria.

Você é participante ativo ou autopatrocinado e está em dúvida se o seu percentual de contribuição de hoje atenderá suas necessidades futuras? Veja as principais questões que separamos sobre esse tema:

Contribuindo com 6% todo mês estou tirando o máximo de vantagem do plano CD RUMOS?
Não. Muitas pessoas pensam erroneamente que, contribuindo com 6% e atingindo a trava de 9%  de contrapartida da Patrocinadora, estão tirando o máximo de vantagem. Mas vale lembrar da dedução do Imposto de Renda: quem declara pelo modelo completo pode deduzir contribuições aoplano CD RUMOS deaté 12% da renda. Então, além do dinheiro que a Patrocinadora coloca, também tem o imposto que você pode deixar de pagar se contribuir mais.

Quem opta por um perfil de investimento mais conservador (Curto Prazo e 0) deveria contribuir mais para o plano CD RUMOS?
Sim, já que os perfis mais conservadores têm uma expectativa de rentabilidade menor. Então, para compensar isso, o ideal é contribuir mais, tendo em vista o risco de não juntar um saldo suficiente para aposentadoria.

Quem opta por um perfil de investimento mais agressivo (30 e 50) pode contribuir menos para o plano CD RUMOS?
Não. Os perfis mais agressivos têm sim uma expectativa de rentabilidade maior, mas em compensação apresentam risco maior. Então, caso você não queira correr o risco de ficar sem saldo no futuro, a recomendação é não diminuir a contribuição.

Quem planeja se aposentar mais cedo deve contribuir mais para o plano CD RUMOS?
Sim, se você vai passar menos tempo colocando dinheiro no plano e vai passar mais tempo dependendo desse dinheiro, você deve contribuir mais.

Quando eu me aposentar as minhas despesas vão diminuir?
Não necessariamente. Você pode até eliminar alguns gastos, mas outros custos como planos de saúde podem consumir boa parte da sua renda. Muitas pessoas também têm tido filhos mais tarde e, consequentemente, entram na aposentadoria com custos de educação, por exemplo.

x