Planejamento sucessório: sete motivos para indicar seus beneficiários - RUMOS

Planejamento sucessório: sete motivos para indicar seus beneficiários

14 de outubro de 2022

Para fazer um bom planejamento sucessório, é preciso levar em conta a composição do seu patrimônio (imóveis, veículos, fundos de investimentos, previdência, seguro de vida, cotas e ações de empresas e etc.). É preciso também considerar a sua situação familiar. O regime de comunhão de bens no casamento ou os termos da união civil estável, número e idade dos filhos dos relacionamentos atuais e anteriores, tudo isso deve ser revisto para determinar quem pode receber o que e quanto.

A RUMOS oferece aos participantes dos seus planos boas ferramentas de planejamento sucessório que, se bem utilizadas, podem contribuir muito para simplificar o processo e baixar os custos. Confira abaixo sete motivos para indicar seus beneficiários:

  1. Facilitar a vida de quem você ama, em um momento difícil: quem depende de você, caso você venha a faltar, pode precisar muito de dinheiro, rapidamente, para pagar impostos, despesas de cartório e advogados.
  2. Agilizar o pagamento: os beneficiários indicados recebem em poucos dias após solicitar a pensão por morte (geralmente, de 15 a 45 dias). Se não são indicados, o pagamento pode levar muitos meses, ou até mesmo anos.
  3. Evitar burocracia: os beneficiários indicados só têm que apresentar o atestado de óbito do participante para receber. Se não são indicados, é preciso formalizar o inventário.
  4. Baratear o processo: a RUMOS paga os beneficiários indicados por você sem cobrar nenhuma taxa. Já beneficiários não indicados têm que arcar com despesas de cartório e, comumente, custas judiciais e honorários de advogados, para formalizar o inventário.
  5. Indicar quem quiser, mesmo que não seja seu parente ou herdeiro legal.
  6. Indicar a distribuição que quiser do dinheiro entre os beneficiários. Por exemplo: a administração do dinheiro deixado diretamente para menores de idade pode ser bastante rígida e burocrática, sujeita à supervisão judicial. Talvez você queira deixar a maior parte ou a totalidade do seu saldo para um tutor das crianças, em quem você confie.
  7. Você pode alterar seus beneficiários indicados e a distribuição do dinheiro entre eles a qualquer momento, on-line. Beneficiários não indicados são somente os herdeiros legais, definidos em lei, e para alterar os nomes ou a distribuição do patrimônio entre eles é necessário formalizar um testamento (e, mesmo no testamento, há limites legais que devem ser respeitados).
x