Quando um casal decide viver junto, então chegou o momento de sentar e preparar a situação ideal. É importante que essa conversa aconteça antes da união se tornar realidade. Sonhos e planos a dois devem ser decididos a dois. E com alguma antecedência, para que tudo dê certo.
Uma saúde financeira bem planejada ajuda a trazer alegrias e concretizar desejos, como uma viagem romântica, a aquisição de bens e até o nascimento de um filho. Para isso, é indispensável ter o planejamento adequado.
Primeiro é necessário conhecer o orçamento total do casal, qual a soma do salário de ambos e quais são as despesas fixas e variáveis. Em seguida, o casal deve conversar e definir quais são as prioridades que têm em comum. Não planos pessoais, e sim o que pretendem conquistar a dois.
Cada sonho tem um preço, por isso, o casal deve definir um valor mensal a ser poupado para atingir a meta desejada. É importante estabelecer um prazo e, sempre que possível, separar mais do que o montante estipulado. Crie também um fundo de reserva, pois imprevistos e emergências sempre podem surgir.
No entanto, há mais coisas que podem ajudar no planejamento financeiro do casal: conversas periódicas ajudam a saber se é aquilo mesmo que o outro deseja. É importante que o plano seja da vontade dos dois. Lembre-se que todo esse esforço é um estímulo para realizar um sonho a dois. E ter uma união feliz.