Tendo cada vez mais espaço nas despesas da casa, o público feminino tem conquistado o protagonismo nas finanças de seus lares, é o que mostra a pesquisa realizada em Março de 2024 pelo Instituto Opinion Box em parceria com o Serasa sobre a Relevância das Mulheres nas Finanças Brasileiras.
A pesquisa contou com a participação de 2.131 mulheres de todas as regiões do país, e os dados apontam que 93% delas participam ativamente das finanças de seus lares. Comparada à pesquisa realizada em Março de 2023, houve um aumento de 5 pontos percentuais. Vale ressaltar também que, 32% das mulheres participantes da pesquisa deste ano atuam como provedoras de suas casas.
Esse crescimento do protagonismo feminino tem como consequência as constantes mudanças de comportamento que esse público teve com o passar dos anos, em que a mulher deixou de ter visibilidade somente na “economia doméstica”, que se resume às despesas de alimentação, limpeza e outras relacionadas somente à casa, para administrarem outras despesas com maior autonomia, se sentindo mais seguras no controle de entrada e saída de custos.
Outros números evidenciam o papel da mulher nas finanças. No ano de 2023, pesquisa realizada pelo Grupo Globo junto ao IBGE revelou que 48% dos lares brasileiros têm mulheres como chefes de família, sendo elas as principais provedoras da renda de seus lares.
Ainda em 2023, a plataforma Fintech de crédito pessoal Provu fez um levantamento para saber sobre como as mulheres têm lidado com o dinheiro. 72,3% delas disseram ter um controle de entradas e saídas de dinheiro anotados em planilhas ou cadernos; 13,5% fazem uso de aplicativos para gerir suas finanças e apenas 6,8% disseram não se organizar financeiramente.