Afinal, o que é bem-estar financeiro? E como chegar lá? - RUMOS

Ninguém duvida que a tranquilidade financeira seja um sonho compartilhado por homens e mulheres de todo o mundo. Mas, existe uma confusão no ar porque a maior parte das pessoas imagina que ter mais renda é sinônimo de sossego, o que não é verdade.

Os programas de educação financeira esclarecem que é importante diferenciar renda de bem-estar financeiro. Ter renda mais alta não é a única solução, da mesma forma que uma renda mais baixa não pode ser julgada como a única culpada para uma vida financeira estressada ou insatisfatória. Ou seja, a questão não é apenas o quanto você ganha.

Para alcançar o bem-estar financeiro é importante levar em consideração o seu salário (ou seu rendimento mensal) mas sobretudo o seu estilo de vida, saúde física e mental. O bem-estar financeiro nada mais é do que o equilíbrio entre todas essas pontas.

“Em resumo, bem-estar financeiro pode ser definido como um estado no qual uma pessoa pode cumprir plenamente as suas obrigações financeiras atuais e contínuas, pode se sentir segura em relação ao seu futuro financeiro e é capaz de fazer escolhas que permitem aproveitar a vida.”, afirmam os estudiosos da CFPB, Agência de Proteção Financeira ao Cliente dos Estados Unidos.

Para atingir o nirvana financeiro é preciso ter disciplina e controle, ou seja, organizar sempre as suas contas para saber que conseguirá fechar o mês no azul. A tranquilidade financeira nada mais é do que saber lidar com o  dinheiro que você tem e conseguir planejar, dentro do seu orçamento, uma reserva de emergência ou uma viagem, por exemplo.

Se fosse fácil, todo mundo já teria chegado lá. Mas, você pode começar hoje, agora, refletindo sobre os componentes essenciais para o bem-estar financeiro:

. Ter controle sobre as finanças do dia a dia, mês a mês;

. Ter a capacidade de absorver choques financeiros (planejamento para momentos de crise);

. Traçar um caminho para atingir seus objetivos;

. Ter liberdade financeira para fazer escolhas que lhe permita aproveitar a vida.

 

Pronto para o primeiro passo? Então, confira alguns conteúdos produzidos pela equipe da RUMOS que podem ajudar na sua organização. Eles estão na página Educação | Finanças Pessoais

x