Ano novo, vida financeira nova - RUMOS
13 de janeiro de 2021

Começo de ano é sempre uma boa época para definirmos novas metas. E duas delas são sempre lembradas pela grande maioria:  emagrecer e equilibrar as finanças pessoais. Foquemos no seu equilíbrio financeiro…

Mudanças dependem totalmente de você. Comece agora sua jornada para conquistar uma vida financeira saudável e sustentável. Seja um consumidor consciente: planeje antes de gastar, preocupe-se com uma aposentadoria tranquila e, claro, priorize os seus objetivos de vida. Se você consumir sem controle e parcelar todas as compras, será muito difícil atingi-los.

1- Liste suas dívidas
Coloque no papel todas as dívidas que possui: cartão de crédito, cheque especial, parcela do apartamento ou carro, prestações de qualquer coisa que tenha feito no boleto etc.

Anote qual o credor desta dívida, o seu valor total, o valor da parcela mensal, os juros e os prazos. Desta maneira você vai começar o ano novo com consciência dos seus problemas e coragem para enfrentá-los.

2- Avalie suas receitas e despesas
Parece mentira, mas muita gente não sabe exatamente quanto ganha. Isso porque leva em conta o salário bruto, não o salário líquido. Vale lembrar que o limite do cheque especial e do cartão de crédito não são uma extensão da sua renda.

Contabilize os gastos dos últimos meses e veja quais contas estão sempre presentes. Assim, você terá uma ideia de quanto gasta com despesas variáveis.

Estime quanto precisa gastar para ter a vida que deseja. Sua riqueza futura é determinada pelo quanto você economiza e investe e não pelo quanto você gasta!

3- Crie sua reserva
É fundamental que você tenha uma reserva para emergências para não estar sempre a um passo da dívida e não ter o real controle da sua vida financeira.

Caso você já tenha sua reserva, faça uma nova avaliação já que agora você sabe com mais precisão quanto gasta todo mês.

4- Vá além do Ano Novo
Quando se pensa em enriquecer ou alcançar a independência financeira, é preciso ter em mente que este objetivo provavelmente está além do calendário do ano novo que se inicia. O fundamental é agir no curto-prazo para colher os frutos no futuro.

O longo prazo parece muito distante, mas o tempo passa independentemente de suas ações ou sentimentos. Lembre-se que enriquecer é lento e tedioso. Sua riqueza virá do trabalho duro e de muita paciência.

5- Abandone a escravidão financeira
Se você ganha menos do que gasta, provavelmente está em constante estado de stress. Manter um estilo de vida que não pode bancar só torna o indivíduo mais pobre a cada dia.

É muito difícil enriquecer se você não tem o controle das suas finanças e se você aumenta suas despesas toda vez que sua renda aumenta. Neste ano novo, descubra a maneira mais barata de ter a vida rica que o satisfaça.

x