Ansiedade Financeira: alterações comportamentais em pessoas que não sabem lidar com o dinheiro - RUMOS
19 de maio de 2023

Ao longo da vida, muitas pessoas são confrontadas com problemas financeiros. Uma situação que acontece com frequência a jovens adultos quando entram no mercado de trabalho ou quando não conseguem encontrar um emprego, ou mesmo a quem já tem mais experiência profissional, por falta de planejamento e controle e também em razão de imprevistos financeiros.

A ansiedade financeira pode causar alterações comportamentais e mudanças de humor. Mas também existem os sintomas físicos, como dores de cabeça, fadiga, irritabilidade, crises de pânico, problemas de memória ou dificuldade para dormir. Há casos que se agravam e requerem intervenção médica, pois podem levar a depressão ou a risco de dependência de álcool ou drogas.

Há coisas que podem auxiliar a evitar a ansiedade financeira: mantenha-se ativo. Faça atividades com a família ou com amigos. Tente não esconder suas emoções e preocupações. Temos tendência a esconder estas situações de familiares e amigos, mas, em certas ocasiões, eles podem ajudar. Afastá-los nunca será uma boa ideia.

Procure quem possa ajudá-lo a fazer escolhas certas, como cortar despesas, renegociar as suas dívidas e encontrar fontes adicionais de renda . O apoio de alguém também ajuda a controlar a ansiedade e outros sintomas físicos. Mantenha um estilo de vida saudável. Ocupe o seu tempo de forma positiva. Cozinhar, por exemplo, ajuda a manter a saúde, a controlar as finanças e é uma excelente distração.

Problemas acontecem, e para resolvê-los, seja realista e tente manter a tranquilidade. A saúde financeira melhora quando você mantém a mente e corpo saudáveis.

x