Aplique o método de Marie Kondo para organizar suas finanças - RUMOS

Nascida e criada no Japão, Marie Kondo é uma especialista em organização pessoal, conhecida em todo mundo como autora do best seller “A Mágica da Arrumação”. O seu método também deu origem a uma série de sucesso na Netflix e Marie acabou sendo eleita pela revista Times como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

O método de organização, chamado de KonMari®, consiste em categorizar roupas e objetos e mandar embora tudo o que não tem mais uso sem deixar de agradecer pelo tempo em que foram úteis.  A ideia é guardar apenas aquilo que faz você feliz no presente.

A técnica parece funcionar muito bem para organizar a casa, mas será que dá para aplicar o mesmo conceito para a gestão das finanças? Sim, é possível e a RUMOS conta todos os passos que você deve seguir para ter uma boa organização financeira:

. Coloque todos os gastos na sua frente: escreva em uma folha de papel ou no computador os seus gastos fixos, esporádicos, empréstimos e financiamentos. Aqueles que só são feitos anualmente também valem, tá?

. Categorize os gastos: apesar de parecer clichê, organizar por categorias dá trabalho. Comece pelas obrigatórias e não obrigatórias, depois especifique para despesas com valores fixos e variáveis. Se quiser, divida ainda mais para maior controle.

. Defina prioridades: assim como conta Marie Kondo, é essencial cortar os gastos que não são tão importantes e não interferem na sua felicidade. Aquele gasto com delivery durante a semana por pura preguiça ou aquela compra online feita por impulso são exemplos do que pode ser cortado.

. Tenha sonhos e metas: e por último, é essencial que você tenha alguma meta a ser cumprida. A partir disso, você conseguirá definir quanto poderá gastar por mês e quanto precisará poupar, já que terá um objetivo maior lá na frente.

E aí, já conhecia a técnica da Marie Kondo? Seguindo todas as dicas, você aprenderá a organizar suas finanças e quem sabe aproveitar para arrumar aquele armário parado há anos?

x