Como economizar na pandemia? - RUMOS

A pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social forjaram mudanças na rotina de boa parte dos brasileiros. São quase 6 meses de uma situação atípica que afeta o bolso da maior parte da população. Além do impacto social, as consequências na economia foram inevitáveis e os efeitos já superaram a crise financeira de 2008.

Diante desse cenário, o que podemos fazer para não entrar em uma bola de neve de dívidas? Como manter estabilidade financeira e controlar os gastos para evitar dor de cabeça no futuro? A RUMOS elencou algumas dicas para te ajudar no dia a dia:

Corte despesas
Faça uma lista de todos os seus gastos mensais para que você possa ter uma visão geral e organizar melhor todas as suas despesas. Avalie o que é fundamental nesse momento ou não. As prioridades devem ser destacadas e todo o restante deixado em segundo plano.

Tenha um teto de gastos
Defina um valor máximo para os seus gastos. Isso vai te ajudar a não extrapolar e a guardar dinheiro. Pode parecer que você está gastando menos, com transporte, por exemplo, mas novos gastos podem desequilibrar      o seu orçamento.

Resista à tentação do comércio online
Estar isolado em casa pode ser um gatilho para gastos supérfluos no comércio eletrônico. Antes do clique final, é importante avaliar se essa compra é realmente necessária nesse momento.

Evite delivery em excesso
Prefira cozinhar em casa e substitua produtos mais caros por aqueles de marcas mais acessíveis. Testar novas receitas em casa, junto com a família, pode ser uma experiência muito gratificante.

Fontes:

Exame: https://bit.ly/3baZ4mK

Serasa Experian: https://bit.ly/2QFMbHJ

x