Como substituir alimentos por opções mais baratas - RUMOS
12 de setembro de 2022

O brasileiro tem sentido no bolso a alta dos preços em diversos setores, e na alimentação não tem sido diferente.

O “sobe e desce” dos preços muitas vezes tem trazido algumas surpresas na ida ao mercado, e consequentemente gerado impactos no orçamento mensal. Mas com sabedoria e criatividade, podemos driblar essa situação no nosso dia a dia.

Comparar preços, pesquisar supermercados e até mesmo aproveitar o alimento que iria ao lixo podem ser boas alternativas. Confira abaixo algumas dicas:

Frutas e legumes da época
Quando está na época de um determinado alimento, o seu preço é bem mais baixo, por conta da sua grande oferta. Uma forma de saber qual fruta ou hortaliça pode ser substituída      é pela sua cor, por exemplo: cenoura por abóbora (ambas ricas em vitamina C); brócolis por espinafre ou couve (ricos em vitamina A).

Optar por outra marca
Os supermercados possuem grande variedade de marcas de determinados produtos. Considerar substituir a marca de um alimento tradicional pode ser necessário em algumas situações. Além disso, é comum algumas marcas serem mais caras também por conta da sua embalagem. Optar por embalagens econômicas é uma escolha inteligente.

Xepa
No final da tarde, em que as feiras já estão sendo desmontadas, acontece a famosa “xepa”. Os produtos que não foram vendidos ao longo do dia passam a ser vendidos com preços mais baixos. Essa tática pode ajudar a comprar alimentos saudáveis com preços menores do que o normal.

Aproveite o alimento ao máximo
O costume de jogar alimentos pode e deve ser evitado. Uma abóbora, por exemplo, pode ser utilizada de forma completa: sua polpa, sua semente e inclusive a sua casca. Legumes que ficam esquecidos na geladeira podem ser utilizados no arroz, por exemplo. Até mesmo aquele arroz que sobrou na panela pode ser aproveitado em um delicioso bolinho de arroz.

Confira aqui outras dicas de como aproveitar melhor os alimentos.

x