Como usar uma planilha de controle de despesas? - RUMOS

Ao realizar um planejamento financeiro, além de definir todas as despesas que terá no mês, é importante ter um local para anotá-las, assim fica mais fácil de enxergar para onde seu dinheiro está indo. Pegue papel, caneta e vamos fazer um orçamento doméstico, ou se preferir, utilize alguma tecnologia para isso.

Seja sincero consigo mesmo, anote absolutamente todas as suas despesas, por mais que você possa levar um grande susto no início. Assim, você conseguirá planejar melhor os seus gastos e definir as necessidades e prioridades. Essa é a chave que vai lhe abrir as portas para muitas oportunidades. O orçamento doméstico dará a exata dimensão de quanto você ganha, gasta, deve e, principalmente, de quanto precisa para conquistar seus sonhos. Fazer isso é fundamental para saber onde você está e onde quer chegar!

Depois isso, é importante conhecer seu fluxo de caixa, que é avaliar a movimentação do seu dinheiro ao longo do mês, do que entra e sai do seu bolso, ou seja, as suas receitas e despesas respectivamente. A diferença entre receita (entradas) e despesa (saídas) gera um resultado no final do mês que pode: Ser investido (quando a receita é maior do que as despesas) ou financiado (quando as despesas são maiores que a receita).

Conhecendo seu fluxo de caixa, é hora de definir rumos. Caso a receita seja menor do que as despesas, analise as possibilidades de reverter a situação, como cortar gastos ou buscar maneiras de ganhar renda extra.

Já quando é o contrário, o melhor negócio é estabelecer uma estratégia de investimento para aproveitar essa “sobra” e aumentar seu patrimônio nos próximos anos.

Suas finanças estão em constante movimento. Por isso, acompanhar a evolução do seu fluxo de caixa é essencial em qualquer plano de geração de riqueza. Comece listando as receitas e despesas mensais. Depois inclua aquelas que acontecem com menor frequência. Considere também receitas e despesas que possam surgir inesperadamente. E mãos à obra!

Dica de ouro: aplicativos como o Guiabolso te ajudam a controlar suas despesas. Ele se conecta com a sua conta no banco e importa a sua movimentação bancária para o seu perfil no app, categorizando os gastos e apresentando gráficos e relatórios para facilitar o gerenciamento e o controle das suas finanças. Desta forma, você só precisa inserir o que não passa pela sua conta para acompanhar tudo de perto e deixar as suas contas mais redondinhas no final do mês. Faça um teste: www.guiabolso.com.br

x