Como utilizar planilhas para controle financeiro - RUMOS
18 de dezembro de 2023

Quando se trata de controle das finanças, a melhor estratégia é uma boa gestão para não ter grandes preocupações. Uma alternativa para seguir tudo com o máximo cuidado é a criação de uma planilha para controle financeiro.

Comece definindo qual será o objetivo da planilha: monitorar gastos? Controlar despesas? Em seguida, defina qual modelo você vai utilizar. Há vários programas de planilhas eletrônicas que possibilitam registrar, acompanhar e controlar gastos pessoais ou empresariais. Um dos modelos mais tradicionais é o Microsoft Excel, ainda bem utilizado. Os principais bancos no Brasil também oferecem aplicativos para smartphones com a possibilidade de categorizar as suas despesas pagas com cartão de crédito, boletos e transferências bancárias.

Insira todos os seus gastos mensais na planilha ou app, como alimentação, transporte, moradia e outros. Será muito mais fácil monitorar as suas despesas dessa forma.

Defina novas categorias, criando abas como despesas extras ou compras feitas pela internet. Visualize em gráficos todos os seus gastos, essa é uma maneira mais visual de entender com o que você tem gastado mais.

Para que a planilha ou app sejam realmente funcionais, é necessário mantê-los sempre atualizados. Uma vez familiarizado com o programa, reserve ao menos meia hora duas vezes por semana.

Ao fim de poucos meses você conseguirá alcançar metas, poderá sair do vermelho, se esse for o caso, e até guardar uma reserva para momentos especiais ou emergências.

x