De acordo com o Mapa de Inadimplência disponibilizado pelo Serasa, mais de 62 milhões de brasileiros estão endividados. Em muitas situações, o endividamento pode acontecer devido a um descontrole financeiro causado por um “vazio interno”, ou desejo, que os psicólogos tratam como transtorno de impulso.
O primeiro passo para resolver o problema é reconhecer que ele existe. Reflita. Veja se você está sempre utilizando o cheque especial se pede empréstimos com frequência. O passo seguinte será definir objetivos.
A principal dica para se libertar desta situação é organizar as dívidas para ter uma visão ampla e estabelecer um plano de ação. Coloque tudo no papel ou em uma planilha. Planeje a melhor forma para pagar as dívidas. Negocie com os credores o pagamento do menor valor possível.
Tenha tudo na ponta do lápis. Até um cafezinho rápido. Outra dica importante: livre-se dos cartões de crédito. E lembre-se sempre do que o colocou na situação em que se encontra. Economizar não é suficiente nesses casos. O fundamental é mudar a sua forma de enxergar o dinheiro e a sua relação com ele.
Se for preciso, invista em educação financeira para aprender a usar melhor os seus rendimentos. Quando o transtorno de impulso é muito agudo, o recomendado é buscar a ajuda de um psicólogo.