Economia doméstica: vale a pena manter um carro na garagem? - RUMOS

As mudanças impostas pela pandemia estabeleceram novos comportamentos e a forma como muitos profissionais trabalham talvez nunca mais volte a ser a mesma. De um lado, os profissionais descobriram os benefícios e a agilidade do trabalho remoto, do outro a tecnologia nos surpreende a cada dia com novas ferramentas e possibilidades de compartilhamento de tarefas e tomada de decisão.

Com o trabalho à distância ganhamos flexibilidade de horários, conforto doméstico, redução do estresse nos deslocamentos, e, claro, economia de custos com transporte. Tudo indica que o ano de 2021 não será muito diferente. O fundador da Microsoft, Bill Gates, indica que entre as sete tendências pós-pandemia está o trabalho remoto como uma nova rotina. “Mesmo depois da aprovação de uma vacina, as coisas não voltarão totalmente ao normal até que o mundo inteiro derrote a doença”,enfatiza Gates.

Nesse cenário, muitos que usavam o carro diariamente para ir até o escritório estão questionando a necessidade de manter um veículo em casa apenas para eventuais saídas. Eles estão atentos ao avanço da tecnologia que transformou os aplicativos de transporte, como Uber e 99 Táxis, em opções baratas, práticas e seguras.

Se você está com essa dúvida, vale a pena considerar o que pode ser mais vantajoso para o seu bolso. Quem tem carro sabe que a sua manutenção não é barata. Apesar da conveniência, é importante colocar na ponta do lápis os gastos com combustível, IPVA, seguro, além de custos pontuais como lavagens, revisões periódicas e troca de óleo. Uma reportagem do portal de notícias UOL revelou que o valor mensal médio gasto com um carro fica em torno de R$ 1.000,00, dependendo de variantes como ano, modelo e frequência de uso.

Claro, que a decisão de vender o carro é muito pessoal, mas ela fica mais fácil a partir de um planejamento financeiro para que você possa colocar na balança os seus gastos com o veículo e os seus benefícios. Esse exercício certamente vai ajudar na tomada de decisão. A RUMOS está aqui para te ajudar a organizar sua vida financeira. Conheça alguns conteúdos de apoio https://bit.ly/2HHULVG

Fonte: UOL

x