Economia prateada: o segmento 50+ movimenta R$ 2 trilhões por ano no Brasil - RUMOS
5 de julho de 2023

A economia prateada, assim chamada em alusão aos cabelos grisalhos, ou também conhecida como economia da longevidade, abrange todas as atividades econômicas voltadas para as pessoas com 50 anos ou mais.

De acordo com um estudo da Universidade Georgetown (EUA), até 2030, a expectativa é de que haja 1 bilhão de idosos no planeta. No Brasil, o Instituto Locomotiva divulgou dados que concluem que esse mercado já atinge 54 milhões de pessoas.

Visando encontrar oportunidades da economia prateada como respostas ao envelhecimento da população, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) convocou especialistas internacionais, entre eles economistas, pesquisadores e definidores de políticas públicas.

Este grupo de trabalho definiu cinco temas importantes para fortalecer a economia prateada e gerar benefícios a uma população excessiva:
– Reformas políticas são essenciais para atender as mudanças demográficas do século XXI.
– A tecnologia pode criar soluções para que os idosos possam construir novos mercados.
– Ideias de financiamentos inovadores serão indispensáveis para alavancar um mercado já em expansão.
– As carreiras e pensões necessitarão de flexibilidade para encorajar as pessoas a trabalharem por mais tempo e assim poderem planejar melhor o futuro.
– Todos esses itens, aliados a um empreendedorismo social ativo e a políticas públicas, serão fundamentais para que a economia prateada conquiste ainda mais espaço e se desenvolva.

Esses números indicam que em um futuro muito próximo, muitas marcas e negócios terão esse público como principal cliente, pois a tendência é que a população nacional e mundial viva mais, com mais qualidade e com mais capacidade financeira.

x