Ensinar os seus filhos a lidar com dinheiro é o melhor presente - RUMOS

Ensinar os seus filhos a lidar com dinheiro é o melhor presente

9 de outubro de 2020

Ao invés de sair para comprar um presente para o seu filho no Dia das Crianças, você pode fazer com que ele participe de todo o processo e entenda quanto custa cada opção e como você se organizou para esse dia especial. São muitos os temas valiosos: qual o valor do dinheiro, a importância de poupar,  o controle de gastos e sobretudo a administração dos sonhos pessoais.

Fabiana Prada, Diretora de Finanças da Corteva Agriscience, tem dois filhos, uma menina de 11 anos e um menino de nove e, quando a mais velha completou seis anos, passou a transmitir conceitos de educação financeira. A meta de Prada é fazer com que seus filhos tornem-se adultos mais conscientes das suas escolhas e saibam o que será necessário para o sustento no futuro.

“É importante que eles tenham noção de que as coisas custam. Não basta simplesmente querer para os desejos se realizarem. Dar essa oportunidade de percepção e reflexão, desde pequenos, os ajudará a perceber que há escolhas e que se pode decidir “abandonar” a alternativa menos importante”, enfatiza Fabiana, que conta orgulhosa que a sua estratégia já funcionou em viagens e na decisão de compra de um animal de estimação.

Ensinar os benefícios de poupar é fundamental para que as crianças entendam o valor das coisas em relação ao dinheiro. A transparência, nesses momentos, é uma grande aliada. Dê exemplos pessoais, como a conquista de uma casa própria ou até mesmo uma viagem inesquecível.

Participante do plano AGROPREV, Fabiana, que é quase uma mãe especialista no tema da educação financeira, nos ensina também que a criatividade faz diferença para estimular o ato de poupar. Ela criou o “Banco Mamãe” e o ganho por merecimento. “O merecimento está relacionado às ações do dia a dia e o “banco” surgiu para que eles entendessem o conceito de poupança, da necessidade de guardar um dinheirinho se quisessem comprar algo mais caro”.

Não existe segredo e nem palavra mágica para ensinar aos filhos e netos a necessidade de uma organização financeira em todas as fases da vida. Basta você querer. “Eu espero que meus filhos façam escolhas responsáveis. E que saibam gerenciar seus ganhos, lembrando-se sempre de separar uma parcela para o futuro”, finaliza Prada.

Quer saber mais sobre educação financeira para as crianças? Confira também esse conteúdo preparado pela equipe da RUMOS.

x