Entenda a importância de se contratar um seguro - RUMOS
19 de agosto de 2022

Sabemos que, a todo o momento, estamos sujeitos a eventos inesperados: uma batida de carro, um furto de celular, até mesmo um problema de saúde ou falecimento. Essas situações, das mais simples às mais complexas, podem gerar muita dor de cabeça e complicar nossa vida financeira.

Certamente você já ouviu a expressão que prevenir é melhor do que remediar, mas nem sempre a colocamos em prática. E é justamente nessa perspectiva que vamos falar sobre a importância da contração de um seguro – opção mais efetiva para se proteger e ter garantia de cobertura das despesas provocadas por eventos adversos, também conhecidos como sinistros. Vejamos abaixo alguns exemplos:

 

Seguro automotivo
Este é um dos tipos mais comuns de seguro e protege o seu carro dos riscos do dia a dia, como roubo, furto, colisão, incêndios ou acidentes. Também cobre indenizações que você tenha que pagar por danos que causar a terceiros. Já pensou se você se envolve numa colisão com um caríssimo carro importado e tem que arcar com os consertos? E se tiver que pagar pelo tratamento de saúde de uma vítima de atropelamento?

Além de amparar você em caso de sinistros graves, alguns seguros oferecem ao segurado serviços assistenciais 24h de troca de pneus, chaveiro, auxílio em caso de pane elétrica ou mecânica, reboque e até mesmo outros serviços para a sua residência. Os preços podem variar muito de um ano para o outro e de acordo com o modelo de seu carro. Portanto, faça uma cotação com diversas seguradoras e não deixe de verificar o valor da franquia em caso de sinistro.

 

Seguro celular
Uma das grandes paixões dos brasileiros é também motivo de muita dor de cabeça, graças ao aumento no número de furtos nas grandes cidades. Esta modalidade de seguro garante a reposição ou o reparo do celular em caso de sinistro, como roubo ou quebra acidental.

Em situação de roubo, algumas seguradoras indenizam o segurado em dinheiro (no valor total ou parcial do aparelho). Outras fazem a reposição do celular por outro aparelho do mesmo modelo ou semelhante.

 

Seguro de vida
As pessoas que dependem da sua renda, caso você venha a falecer, como continuarão a pagar as contas? Se você é quem depende da renda de alguém, como cumprirá seus compromissos financeiros se essa pessoa morrer? A principal função do seguro de vida é proporcionar aos dependentes da renda do trabalho de alguém um conforto financeiro em caso de morte do provedor. Mesmo quem já acumulou patrimônio suficiente para a sobrevivência dos seus dependentes, deve prever, no mínimo, o pagamento dos custos de inventário e impostos, que podem chegar a 20% do valor dos bens transmitidos por herança. Além de cobertura financeira e indenização para os beneficiários em caso de falecimento, esse tipo de seguro também pode fornecer amparo adicional como assistência funeral e outros.

Ainda é preciso destacar um dos benefícios mais interessantes de contratar seguro de vida: a não incidência de tributos sobre o pagamento da indenização.

 

Seguro viagem
Contas hospitalares nos Estados Unidos podem, facilmente, chegar a centenas de milhares de dólares. Não há um “SUS” com atendimento gratuito por lá. Essa realidade se repete em outros países. Quando viaja para o exterior, você se prepara para eventos adversos como doenças e acidentes? Além de proporcionar segurança durante toda a viagem, contratar um seguro viagem é muito mais barato do que você imagina! Em média, o custo diário de um seguro viagem internacional fica por apenas R$ 15,00.

Esse tipo de seguro cobre, principalmente, atendimentos médicos de urgência e emergência. Entretanto eles oferecem outras garantias para os usuários, como indenização no caso de extravio de bagagem e muito mais. Países da União Europeia, por exemplo, exigem a contratação deste tipo de seguro pelos turistas e a apólice pode ser solicitada durante os trâmites de imigração.

 

Fontes: Sicredi, Rodobens e MAG Seguros

x