Preocupação com as contas, problemas financeiros e gastos inesperados podem levar a comportamentos e pensamentos que merecem atenção. Quando nos sentimos pressionados e estamos constantemente preocupados e tensos, significa que estamos diante de um problema conhecido como estresse financeiro.
São diversas as razões que podem desencadear essa condição, por isso a importância de evitar a sensação de culpa, especialmente em caso de endividamento excessivo. Muitas vezes, despesas e acontecimentos inesperados, como obras emergenciais, também podem desequilibrar o orçamento.
Podemos não sentir, mas a pressão para acompanhar certos padrões sociais podem exceder as nossas capacidades e, quando vemos, estamos endividados. São muitas as situações que podem impactar a saúde física e mental, causando ansiedade, depressão, insônia, hipertensão e outros problemas.
Evite desgastes nos relacionamentos pessoais e familiares. Em vez disso, o melhor é aceitar a atual situação e compartilhar o problema com quem está próximo a nós para nos ajudar a buscar a melhor solução, já que o estresse financeiro também pode prejudicar nossa capacidade de tomar decisões.
Nessas situações, o melhor sempre será encarar as emoções e, apesar da confusão, tentar delinear um plano: anote tudo que o preocupa, não desanime e decida qual problema deverá ser o primeiro a ser enfrentado.
Não hesite em procurar ajuda profissional, seja de um especialista em finanças ou psicólogo. Faça um planejamento financeiro detalhado e execute revisões constantes. Uma saída que não vimos anteriormente pode ficar mais clara em alguma revisão.
Nunca é tarde para, pouco a pouco, ir construindo uma reserva, ou uma poupança, e evitar o estresse financeiro. Uma ótima opção é um curso de educação financeira para desenvolver a sua capacidade de tomar a decisão correta na hora certa.
Respire fundo, utilize técnicas de relaxamento, escolha o que melhor se adapta a você: yoga, meditação ou academia. E lembre-se que tudo na vida tem solução. Uma situação que joga você para baixo hoje, pode deixá-lo mais forte amanhã!