A educação familiar vai muito de transmitir valores, ética e bons costumes. Ensinar aos filhos como lidar com o dinheiro, quando são muito jovens, pode ajudar a prepará-los para um futuro promissor e responsável.
Muitos adultos passam por problemas financeiros porque não tiveram uma educação financeira adequada, por isso a importância de aprender a poupar, saber como investir, quando não devemos adquirir dívidas desnecessárias e, principalmente, não ter dúvidas no momento de fazer uma escolha financeira inteligente.
Se você pretende ter filhos financeiramente independentes, ensine-os, desde os 5 anos de idade, conceitos simples, como o valor das coisas e, principalmente, seja você o melhor exemplo. Os filhos repetem os padrões paternos, por isso, além de ensinar, aplique os seus ensinamentos.
Inicialmente, utilize jogos, brincadeiras ou até mesmo tarefas que possam render uma recompensa financeira. Dessa forma, as crianças aprendem que o dinheiro é resultado de um esforço e é um recurso limitado.
A mesada é uma excelente forma para aprendem sozinhos a gerir o próprio orçamento, antes de terem de lidar com o “mundo adulto”. E não tenha medo de dizer não. O “não” faz parte da educação financeira e é uma lição sobre escolhas e prioridades.
E lembre-se que o mais importante será sempre falar abertamente sobre dinheiro, incentivá-los a fazer perguntas e dar o exemplo da sua própria boa administração, sem nunca esquecer o fundamental: o dinheiro é útil, mas não é o caminho que nos leva à felicidade.