Chega o fim do ano, Natal, Ano Novo, em janeiro férias e, para completar, o Carnaval vem logo em seguida. Todas essas comemorações vêm com muitas festas, gastos, viagens e encontros com amigos.
E como dizemos no Brasil, o ano só começa depois do Carnaval. Daí vem a expressão “ressaca financeira”. Termo que deixa bem claro que passamos do limite, ultrapassamos o planejado e gastamos demais.
O ideal seria fazer um planejamento antes das festas começarem. Em geral não conseguimos e, quando tudo passou, as dívidas surgem. Se você abusou do cartão de crédito, especialistas recomendam revisar a fatura. Caso tenha utilizado mais o débito, confira os extratos para certificar-se de que está tudo correto.
Neste momento, a culpa não será sua melhor aliada. Você gastou, aproveitou e então chegou o momento de fazer alguns sacrifícios para recuperar o prejuízo. O importante é não procrastinar e agir rapidamente para a situação não ficar pior.
Na maioria dos casos, um sacrifício maior pode ser mais chato, porém mais eficaz: reduza drasticamente as despesas não essenciais, pense em uma fonte de renda extra e temporária. Lembre-se de que o objetivo é pagar as dívidas o quanto antes, e aquelas com juros mais altos devem ser as primeiras.
Não faça novas dívidas, não compre roupas, esqueça jantares em restaurantes. Será temporário, e se fizer tudo rápida e corretamente, dará certo.
Quando chegar o fim do ano, vier o ano novo e o próximo Carnaval, recorde todo o esforço de 2025 e organize-se. Faça um planejamento prévio e verá que, então, poderá curtir o Carnaval sem ressacas.