Organização financeira para começar 2023 no azul! - RUMOS
10 de janeiro de 2023

Começa mais um novo ano e, com ele, temos novas esperanças, desejos renovados e muita vontade de passar 2023 no azul. Para isso, é sempre importante seguir um planejamento financeiro e construir, mês a mês, o nosso orçamento familiar.  Caso ainda não tenha pensado nisso com o lápis na mão, temos algumas dicas fundamentais.

Faça uma lista de todas as despesas básicas, como aluguel, IPVA, material escolar, plano de saúde e outros. Caso o seu orçamento seja menor que as suas despesas, veja e decida sobre aquilo que pode abdicar. Em seguida, pense e defina quais são as principais despesas de início de ano.

 

Escola e material escolar

Quem tem filhos já sabe: janeiro é o mês de pagamento de matrícula, uniformes e material escolar. No caso de crianças, que estão sempre em crescimento, veja se o uniforme não pode ser renovado no meio do ano. O mesmo conceito vale para mochilas, estojos, canetas e lápis. Ainda estão em bom estado? Ótimo! Faça sempre pesquisa de preços em papelarias e armarinhos. Procure as melhores condições e, sempre que possível, opte por pagar à vista com o maior desconto possível.

Vale a pena dar uma olhada nessa lista de dicas que a CNN preparou!

Volta às aulas: veja dicas para economizar na compra do material escolar

 

Impostos como IPTU, IPVA e DPVAT

O melhor será sempre incluir esses gastos fixos anuais no orçamento familiar. Caso seja possível, separe uma parte do salário, todos os meses, ainda no ano anterior, para usufruir dos descontos oferecidos sempre no pagamento à vista.

Caso a melhor opção seja o parcelamento, tente não comprometer o orçamento destinado às despesas básicas e planos familiares, como férias.

Sempre tente adaptar o orçamento, reveja o que é realmente importante. E o use o 13º salário de forma inteligente. Não pense só nas festas de fim de ano. Pense que esse montante pode ajudar, e muito, a começar bem o ano novo.

x