Priorize as dívidas no processo de reorganização financeira - RUMOS
13 de fevereiro de 2023

O ano de 2023 já começou, e chegou a hora de preparar as finanças para que o ano corra da melhor maneira possível. Para isso, é necessário reorganizar a vida financeira e pensar no futuro de maneira realista. Nesse momento é muito importante priorizar o pagamento de dívidas em atraso. Separamos alguns passos importantes que podem ajudá-lo.

 

Tome nota dos gastos atuais

É imprescindível saber o estado real da sua saúde financeira neste momento. Faça um levantamento minucioso dos gastos, como boletos, carnês e todas as contas. Assim como das dívidas em aberto e qual é a previsão de gastos futuros. Crie uma planilha em um caderno ou uma tabela de Excel. Anote todas as entradas mensais, como salário, trabalhos freelance, benefícios, etc. Some todos os gastos.

 

Reúna a família

O apoio dos familiares é muito importante. Caso tenham ou não gastos em conjunto, eles poderão sempre ajudar a encontrar uma solução e até mesmo contribuir financeiramente.

 

Corte gastos

O lanche da tarde, o cafezinho com pão de queijo, promoções tentadoras e desnecessárias podem ser eliminados e ajudar na reeducação financeira. Repense a sua dieta, opte por alimentos mais em conta, não deixe a casa toda acesa sem necessidade, tome banhos mais rápidos e, se a família toda cooperar, dará certo!

 

Elimine as dívidas

Mesmo que sejam dívidas mais recentes, caso tenham juros altos, comece por elas. Os juros são os piores inimigos da reorganização financeira. Negocie com as empresas com as quais você tem débito, analise as condições e siga em frente. Quando negociar esses débitos, certifique-se de que o seu nome saiu da lista de negativados.

 

Repense tudo e mantenha hábitos saudáveis

De vez em quando, reveja a planilha e veja se houve alteração nos gastos, analise se em algum mês um imprevisto exigiu mais do orçamento e você voltou para o negativo. Não desanime, o próximo mês será melhor. Controlar os gastos também ajuda na criação de um fundo de emergência para esses casos inesperados. E, principalmente, evita recorrer aos cartões de crédito.

x