Regra 50-30-20: saiba como administrar suas finanças pessoais e não perder dinheiro - RUMOS
22 de novembro de 2023

Se você busca alternativas para economizar e aprender a administrar as finanças, temos uma dica muito didática e interessante para se aplicar no dia a dia.

Trata-se do método 50-30-20, desenvolvido por Elizabeth Warren, atualmente senadora nos EUA, e sua filha, Amelia Warren Tyagi. A fórmula é muito simples: basta dividir sua renda líquida mensal em três partes, tendo sempre em mente que o objetivo é manter o controle e o equilíbrio do seu orçamento.

Metade da sua renda líquida, 50%, deve ser destinada aos gastos fixos ou essenciais, como eletricidade, água, moradia, supermercado e farmácia. Pense se há algo que você considera fundamental mas que, na verdade, é dispensável. Seria interessante escrever todos os seus gastos fixos para ver se não ultrapassam os 50% da sua renda mensal.

Em seguida, separe 30% da sua renda líquida mensal para os gastos variáveis ou considerados dispensáveis, como um café da manhã de domingo na padaria, TV a cabo, serviços de streaming, teatro, cabeleireiro. Se esses gastos forem mais altos que os 30% da sua renda líquida mensal, faça ajustes, controle os custos que, em muitos casos, levam ao endividamento.

Para concluir o método, os 20% restantes da sua renda líquida mensal devem ser direcionados para projetos, situações emergenciais ou então para ter um futuro tranquilo, sem ter a necessidade de recorrer a empréstimos.

Caso considere utilizar o método 50-30-20, saiba que ele funciona, mas para ser realmente eficaz, é importante ter a disciplina de aplicá-lo seguindo as orientações.

Sonhe, planeje, separe todos os meses essa reserva e verá que seus desejos podem se tornar realidade.

x