Resoluções para o Ano Novo: estratégia e planejamento para lidar com as contas de início de ano - RUMOS
10 de janeiro de 2024

Chegou aquele momento do ano em que paramos para refletir. É sempre bom fazer uma retrospectiva e analisar o que fizemos bem e o que poderia ter sido melhor. E assim, seguimos para 2024. Já sabemos que o ano começa com muitas contas, portanto, nada de desanimar. Um bom planejamento financeiro é a melhor saída para colocar as finanças em dia sem prejudicar o seu orçamento.

É fundamental ter em mente quais são as principais contas de início de ano. O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) sempre é emitido em janeiro. Veja se vale a pena pagar à vista e se há algum aumento. O Imposto sobre Veículo Automotor, o famoso IPVA, também não falha. Analise se o melhor para você é parcelar em três vezes ou pagar à vista e ter o desconto, que varia entre 5% e 15%

Ainda não acabou! Quem tem filhos, conhece bem o custo alto das matrículas e materiais escolares. Fique atento a isso. Sabemos que Ano Novo representa Vida Nova, mas as contas de Natal, Réveillon e férias seguem conosco pelo ano adentro. Se gastou muito, tente pagar o quanto antes. Já sabemos que os juros dos cartões podem ser muito altos.

O importante mesmo não é apenas planejar o início do ano, e sim o ano todo. Crie uma planilha simples e desenvolva esse hábito. Pode parecer chato, mas, no fim, você verá que compensa. Procure um exemplo de planilha on-line ou crie a sua. É muito fácil. Em uma coluna coloque todas as suas fontes de renda. Em outra, todos os gastos mensais. Depois, basta inserir os gastos variáveis, como alimentação, água, luz, etc.

O intuito é saber quanto você recebe e quanto gasta. Isso também ajudará a mudar a forma de lidar com o seu dinheiro. Uma boa resolução para 2024 é desenvolver a percepção de que a educação financeira também é a chave para um Feliz Ano Novo.

x