Se os juros subirem, o que acontecerá com os meus investimentos na RUMOS? - RUMOS
14 de março de 2023

Investimentos de renda fixa pré-fixada, como alguns títulos públicos, títulos privados, certificados de depósito bancário (CDBs), entre outros, são conhecidos por oferecerem um rendimento fixo, que é definido no momento da contratação do investimento.

Quando as taxas de juros sobem, os títulos de renda fixa pré-fixada existentes se tornam menos atrativos para novos investidores, que preferem aplicar em investimentos que ofereçam juros mais altos. Isso faz com que o valor dos títulos pré-fixados existentes no mercado caia, pois a oferta de títulos disponíveis aumenta, enquanto a demanda por esses títulos diminui. Essa queda do preço dos títulos continua até que os rendimentos pré-fixados por eles oferecidos resultem numa taxa de juros equivalente ao novo patamar de mercado.

Por exemplo, imagine que um investidor tenha comprado um título de renda fixa pré-fixado que paga uma taxa de juros de 5% ao ano, em um cenário de juros baixos. Se os juros subirem, e um novo título similar começar a ser vendido no mercado, mas com uma taxa de juros de 7% ao ano, os investidores vão preferir comprar o novo título, pois ele oferece um retorno mais alto. O resultado é que o título de renda fixa anterior perde valor no mercado, já que a demanda por ele diminuiu.

Além disso, os investidores podem decidir vender seus títulos de renda fixa existentes para comprar novos títulos que oferecem juros mais altos, o que pode levar a uma queda no preço dos títulos existentes no mercado.

Portanto, quando os juros sobem, os investimentos de renda fixa pré-fixada perdem valor no mercado porque se tornam menos atrativos para novos investidores, e os investidores existentes vendem esses seus títulos para comprar outros mais rentáveis. Isso faz com que o preço dos títulos de renda fixa pré-fixada se altere até que os seus rendimentos resultem numa taxa de juros equivalente ao novo nível de mercado.

 

Na prática, o que acontecerá com seus investimentos na RUMOS?

Se os juros subirem mais, em um primeiro momento, os investimentos em renda fixa dos perfis 0, 15, 30 e 50 perderão valor, porque esses perfis investem na modalidade pré-fixada. Em seguida, passam a render conforme a nova taxa mais alta, até que haja nova mudança nas taxas de juros.

A exceção é o Perfil Curto Prazo, que investe em títulos de renda fixa pós-fixada. Esses títulos tendem a render menos, no longo prazo, que a renda fixa tradicional, pré-fixada, mas não perdem ou ganham valor conforme as taxas de juros variam.

x