Uma mentalidade financeira saudável traz benefícios para o bolso e para a mente - RUMOS
11 de setembro de 2023

Mentalidade financeira significa desenvolver, da melhor forma possível, maneiras de diversificar as fontes de renda, aptidão para negociar dívidas, inteligência para pesquisa, planejamento e desenvolvimento para investir o seu dinheiro da melhor forma.

Se conseguimos analisar, pensar e decidir sem agir de maneira impulsiva quando a questão é dinheiro, então temos uma mentalidade financeira que foi desenvolvida de forma correta. No entanto, a mentalidade financeira só existirá por meio da mentalidade de crescimento.
De acordo com uma psicóloga da Universidade da Pensilvânia, a mentalidade de crescimento é a crença de que as pessoas são orientadas para crescer, adaptando-se com mais facilidade e aprendendo com a experiência e o esforço. A mentalidade de crescimento é mais eficiente na conquista de metas e no desenvolvimento de novas habilidades que nos possibilitam mudar de forma positiva.

Para desenvolver uma mentalidade financeira de forma saudável, há alguns passos que devemos seguir. O primeiro é examinar a sua situação financeira em pormenor: quanto você ganha, quanto gasta, o que é importante, o que é supérfluo, e quais são as suas dívidas.

Em seguida, modifique suas crenças e pare de achar que o seu caso não tem solução e que não há nada que você possa fazer. Mude de atitude. Identifique os seus problemas, descubra novas fontes de renda, corte o supérfluo, aprenda a negociar suas dívidas, planeje com cuidado as suas compras.

Por fim, estude finanças. Quanto mais souber, mais você será capaz de desenvolver hábitos saudáveis, manterá sua mente tranquila, terá lucros e verá que, finalmente, sua mentalidade financeira está madura e pronta para ser bem sucedida.

x