Uso consciente do cartão de crédito - RUMOS
19 de fevereiro de 2024

Na sua vida financeira o cartão de crédito tem sido seu aliado ou adversário?

O cartão é um recurso muito popular no Brasil, por ser prático e permitir o parcelamento. No entanto, com tantas facilidades, esse meio de pagamento pode se tornar perigoso, pois podemos perder o controle e só nos damos conta do que aconteceu quando chega a fatura e vemos que gastamos muito mais do que podíamos, ou até mesmo do que precisávamos.

Por isso é sempre importante estabelecer um limite. Conforme os seus rendimentos, separe uma quantia mensal que poderá ser o valor máximo da sua fatura, todos os meses. Esse limite deverá estar sempre em sua mente para não gastar mais do que pode.

Entender como as taxas de juros funcionam também ajuda muito, pois trata-se do valor cobrado pelo empréstimo do valor ainda a pagar quando optamos pelo parcelamento. Apesar da recente mudança nas cobranças do chamado crédito rotativo, o pagamento total da fatura sempre será a melhor opção.

Se você gosta de fazer compras on-line, veja se o site é confiável antes de fornecer os dados do seu cartão e se o link é seguro. Estar sempre atento a esses pormenores na hora de tirar o cartão de crédito da carteira é a melhor forma de comprar bem e evitar dívidas.

x