Você já ouviu falar sobre o Ciclo da Vida Financeira? - RUMOS

Manter uma organização financeira é essencial para todos nós, afinal, quem não sonha em ter uma aposentadoria confortável? Para isso, a RUMOS preparou uma série de materiais para garantir que você saiba lidar com o dinheiro de forma eficiente e responsável.

E nada mais justo do que começar falando do ciclo da vida financeira. Você sabia que passamos por diferentes fases financeiras ao longo da vida? São elas a da conquista, a da estabilização e os anos dourados.

A primeira vai desde o início da vida profissional até cerca dos 35 anos. Somos jovens e, além dos estudos e carreira serem priorizados, o consumo em busca da satisfação imediata tende a ser maior, nos levando a um gasto elevado de dinheiro.

Por mais que seja uma época mais madura, com mais consciência sobre a importância da poupança, na segunda fase é quando as dívidas da fase anterior se acumulam, como financiamentos, por exemplo. Esse é o momento ideal para repensar o orçamento e reorganizar os gastos.

Nas duas primeiras fases, apesar das tentações do dia a dia e dos objetivos distintos em relação ao dinheiro, dedicar uma parcela do orçamento para poupar e investir é necessário para que você chegue à terceira fase sem muitas preocupações.

E é a partir dos 55 anos que nos aproximamos da aposentadoria com o desejo de encontrar um novo propósito na vida. Para muitos, essa é a hora de aproveitar todo o esforço financeiro feito ao longo dos anos; mas para outros, é o momento de colocar em prática o plano B: continuar trabalhando para conseguir manter o seu padrão de vida.

Identificar em qual das fases está vivendo é um ótimo exercício para avaliar, ou até iniciar, seu planejamento financeiro. A partir daí, você define quais objetivos já foram alcançados e o que é importante para você no momento, determinando as prioridades.

Você pode começar do seu jeito: anotando seus gastos em um caderno, organizando uma planilha, o importante é que você se sinta confortável ao fazer o seu controle. Depois disso, é só manter o foco na organização das suas contas para cumprir seu planejamento sem distrações no meio do caminho. Nós estamos aqui para te ajudar sempre com dicas sobre educação financeira e previdenciária.

x