Aposentadoria: como lidar com essa nova fase da vida? - RUMOS

Aposentadoria: como lidar com essa nova fase da vida?

14 de setembro de 2020

A mais recente pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indica que o Brasil tem hoje mais de 30 milhões de aposentados. O mesmo estudo informa que esse número representa 14,7% da população do país e é a maior proporção da série histórica da pesquisa do IBGE, iniciada em 2012.

Ao contrário do que se pode imaginar a princípio, os aposentados brasileiros não estão felizes em casa e desfrutando uma vida de “sombra e água fresca”. Pesquisas recentes destacam que a maior parte deles precisa trabalhar para complementar a renda familiar e a grande maioria não tem a menor vontade de ficar parado porque continua encarando o trabalho como a principal fonte de realização pessoal.

A transição de uma vida ativa para a aposentadoria afeta todas as categorias profissionais e mesmo executivos com altos cargos nas empresas enfrentam desafios. Para eles, o planejamento financeiro não é um problema, mas há outros fatores preocupantes que envolvem a saúde física e mental.

Após 35 anos de experiência em cargos de liderança, a maior parte deles na DuPont, o mestre em Psicologia Junguiana e consultor associado da ACE – Analytical Coaching Enterprise, Antonio Mori, decidiu se aprofundar no assunto. Ele realizou entrevistas com executivos aposentados, onde foram discutidos o pós-carreira e quais as consequências de não planejá-la corretamente.

Mori destaca que é necessário apoiar-se em três pilares: o mental, o financeiro e o físico. Juntos, eles formam um “combo” que prepara o profissional para uma vida mais organizada e satisfatória. É importante também, nessa fase, repensar escolhas e a vida de modo geral em um processo de autoconhecimento. “A perda do papel, do poder, do status social e dos relacionamentos levam a sentimentos de inutilidade e vazio, e às consequentes reações psicológicas, como angústia e depressão”, explica Antonio.

O especialista ainda complementa revelando que, entre os entrevistados, “a maioria superou a crise, depois de um período de tempo, mas com a reconstrução de uma persona com as mesmas características da persona anterior, retornando ao mundo dos negócios, e ressalta a necessidade de preparação antecipada para aumentar as possibilidades criativas de caminhos, que possibilitaria uma vida pós-aposentadoria com melhor qualidade e satisfação pessoal.

Você já tinha pensado sobre tudo isso? A aposentadoria parece estar lá longe, bem distante, mas é importante que você planeje essa fase da vida, não só cuidando do seu bem estar financeiro, mas também se preparando para um momento que pode ser pleno em novas experiências e realizações.

Fontes:

G1 | Economia: https://glo.bo/2EvbPN7

Valor: https://glo.bo/2YN0lex

x