Conheça as melhores cidades brasileiras para envelhecer - RUMOS

Conheça as melhores cidades brasileiras para envelhecer

9 de setembro de 2020

O que faz uma cidade ser mais acolhedora com os idosos, especialmente com aqueles que acabaram de se aposentar? Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), definiu os melhores municípios para envelhecer no país e o primeiro critério de avaliação foi o bem estar, ou seja, se a cidade possibilita que as pessoas mantenham um estilo de vida saudável.

O estudo analisou 150 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Além do bem estar, a pesquisa também considerou outros importantes indicadores: cultura e engajamento, habitação, cuidados de saúde, finanças, educação e trabalho.

Vamos conhecer um pouco sobre os cinco centros urbanos no topo do ranking. Municípios que são exemplos para o restante do país já que a maior parte das nossas cidades não está preparada para atender a população idosa que cresce a cada ano.

Santos – 1º lugar 
A cidade ocupa o primeiro lugar no ranking pelo bom resultado em todos os quesitos e por manter uma boa oferta e participação de idosos em atividades esportivas e culturais. Como o PIB de Santos é alto, boa parte da população tem acesso a planos privados de saúde.

Florianópolis (SC) – 2º lugar 
A capital de Santa Catarina também possui um grande número de idosos com alta renda e se destaca em cultura e engajamento, principalmente pela autonomia das pessoas na terceira idade em relação às suas famílias.

Porto Alegre (RS) – 3º lugar 
A capital gaúcha conta com grande quantidade de condomínios voltados para a terceira idade, grande número de profissionais de enfermagem por habitante e baixo índice de idosos dependentes.

Niterói (RJ) – 4º lugar 
A cidade conta com o maior índice de médicos por habitante, além de um grande número de leitos. Os quesitos cultura e engajamento também ganham força já que Niterói tem o maior índice de acesso à internet fixa entre as cidades analisadas.

São José do Rio Preto (SP) – 5º lugar 
Essa é uma das muitas cidades do interior de São Paulo que se destacam pelo bom acolhimento e por altos índices de atendimento em educação, trabalho e saúde. Um dos fatores que contribui para isso é a implantação de Centros de Convivência do Idoso e Centros Dia do Idoso, programa desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo em diversas cidades paulistas.

Fonte: Instituto Mongeral Aegon

x