Educação Financeira nas escolas: por que é tão importante? - RUMOS

Educação Financeira nas escolas: por que é tão importante?

12 de julho de 2021

Muito já se debateu sobre a necessidade de ensinar as crianças como lidar com o dinheiro durante as séries do Ensino Fundamental. Atualmente, a introdução à educação financeira nas escolas é uma realidade cada vez mais comum que tem como objetivo dar base aos pequenos, desde cedo, sobre como administrar ganhos e despesas e sobre a importância de planejar uma vida financeira equilibrada.

Além de ferramentas que possibilitem esse conhecimento precoce é necessário capacitar os profissionais de ensino para que estejam aptos a orientar os alunos. O projeto Aprender Valor, do Banco Central, oferece insumos para que qualquer instituição da rede pública de Ensino Fundamental do Brasil possa incentivar o desenvolvimento de competências de gestão financeira para os estudantes.

E, recentemente, no mês de junho, o Ministério da Educação (MEC) anunciou uma parceria que beneficiará tanto alunos da rede pública, quanto privada, no aprendizado de saúde financeira e empreendedorismo. A iniciativa, que conta com a participação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), terá duração de três anos e visa capacitar 500 mil profissionais da educação a partir de cursos de formação continuada em plataforma digital. Esse número representará por volta de 25% dos 2,3 milhões de professores do país.

“Os cursos abordarão as seguintes temáticas: formação de poupança, consumo consciente, orientação a investimentos, proteção contra fraudes financeiras, desenvolvimento de hábitos e atitudes que contribuam para o bem-estar financeiro”, explica Renato Brito, diretor de formação de docente e valorização dos profissionais da educação do Ministério da Educação, em entrevista à CNN.

Em paralelo, o papel dos pais também é essencial durante essa formação. Iniciar a introdução ao assunto dentro de casa não só facilita o processo de aprendizado, como faz com que o jovem leve o conteúdo para tarefas do dia a dia, como juntar dinheiro para comprar um brinquedo, um jogo ou um presente para um amigo.

A RUMOS oferece vários conteúdos sobre finanças para te ajudar nessa jornada e também para capacitar os adultos. Nunca é tarde para aprender a organizar as finanças. Vem com a gente!

Fontes: Brasil Escola; CNN; Governo Federal.

x