Eleições RUMOS Novembro 2021 - RUMOS

Eleições RUMOS Novembro 2021

27 de outubro de 2021

A Eleição Geral da RUMOS Previdência é um processo previsto em regulamento que ocorre a cada seis meses e normalmente acontece em maio e novembro, mas pode ser antecipado ou adiado em até 30 dias.

A próxima Eleição ocorrerá entre as 10h do dia 3 e as 15h do dia 30 de novembro. Durante esse período, os participantes dos planos poderão alterar as suas escolhas em quatro itens:

  1. Percentual de Contribuição,
  2. Perfil de Investimento,
  3. Modo de Recebimento da Aposentadoria
  4. Contribuição sobre o 13º salário ou PPR ou Programa de Incentivo de Vendas.

Confira mais informações sobre cada um desses tópicos a seguir.

 

1- Percentual de contribuição

Opção disponível apenas para os participantes ativos e autopatrocinados. A escolha pode variar de 1 a 12% de contribuição mensal e passará a vigorar a partir de dezembro/21 (veja aqui as regras para os planos AGROPREV ou DUPREV CD).

 

2- Perfil de investimento

Hoje são cinco tipos de perfis, que podem ser visualizados aqui.

Está em dúvida se deve mudar seu perfil de investimento? Relembre aqui algumas dúvidas que podem surgir. Vale lembrar também que é possível realizar teste para verificar o seu perfil de investidor e que o novo perfil passará a vigorar em até 60 dias do término da eleição. 

 

3- Modo de recebimento da aposentadoria

Opção disponível apenas para os aposentados e para vigorar a partir de dezembro/21. Atualmente, são três  modalidades de recebimento: fixar um montante em R$ mensal, receber mensalmente um percentual de 0,3% a 1,5% do saldo remanescente ou dividir o saldo para recebimento mensal por um período fixo de 5 a 25 anos.

 

4- Contribuição sobre o 13º salário ou PPR ou Programa de Incentivo de Vendas

Especificamente na eleição de novembro, há esse item adicional. O participante ativo pode optar por contribuir em cima do 13º, pago em dezembro de 2021, e do PPR ou Incentivo de Vendas a serem pagos entre dezembro 2021 e novembro 2022.

A opção default é não contribuir sobre 13º salário ou PPR e Incentivo de Vendas, ou seja, se o participante quiser fazer essas contribuições, deve obrigatoriamente entrar no sistema e-flex para realizar essa ação a cada ano. O sistema não guarda a opção do ano anterior. Já para os demais itens (percentual de contribuição, perfil de investimento e modo de recebimento de aposentadoria), se o participante deseja manter os mesmos parâmetros já escolhidos anteriormente, ele não precisa realizar nenhuma ação, pois o sistema manterá suas últimas opções de escolha.

Aproveite para indicar ou atualizar seus beneficiários para caso de falecimento.

Os participantes ativos deverão realizar os ajustes pelo sistema e-flex e os demais participantes na Área do participante.

Durante o mês de novembro, realizaremos algumas lives pelo nosso canal do Youtube para esclarecer todas as dúvidas acerca da Eleição Geral. Clique aqui para conferir a nossa agenda.

Qualquer dúvida, você também pode falar conosco pelos nossos canais de atendimento.

x