Fraudes em tempo de pandemia - RUMOS

Fraudes em tempo de pandemia

25 de maio de 2020

Para evitar que as pessoas saiam de casa durante a pandemia do novo Coronavírus, diversas empresas e bancos estão recomendando o uso de canais digitais para realizar as atividades diárias, como serviços e operações bancárias. Infelizmente, algumas quadrilhas têm se aproveitado do momento para aplicar golpes e fraudes.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos, FEBRABAN, os bandidos usam a chamada engenharia social, que são armadilhas que os golpistas criam para obter dados, senhas e informações pessoais dos clientes, ou ainda levá-los a fazer pagamentos em benefício dos criminosos.

Um dos métodos utilizados inclui o falso motoboy, que se passa pelo banco para recolher seu cartão supostamente clonado, ou a criação de aplicativos sobre o auxílio-emergencial do governo. A pessoa, ao se cadastrar, passa todos os dados, que são coletados pelos praticantes do golpe.

As principais orientações da Federação para o home office são:

  • manter o antivírus e sistema operacional de seu computador sempre atualizados;
  • evitar plugar pen drives desconhecidos em seu computador porque eles podem conter vírus;
  • cuidado ao clicar em links enviados por e-mail;
  • se você estiver utilizando um computador pessoal que é compartilhado com a família, crie um usuário específico para as atividades do trabalho;
  • configurar senhas fortes em seu Wi-Fi residencial (evite senhas óbvias);
  • alterar a senha padrão do seu roteador.

Há golpes também no mercado de planos de aposentadoria. A Previc, Superintendência Nacional de Previdência Complementar, lançou um comunicado onde diz que são fraudulentos os ofícios e comunicações em seu nome que, supostamente, orientam sobre o direito de resgate de contribuições de plano de aposentadoria complementar.

É importante que você fique muito atento: se verificar alguma ação suspeita ou alguém pedindo seus dados, não o faça. Entre em contato com a Previc a partir dos contatos abaixo:
Telefone: (61) 2021-2029
E-mail: previc.ouvidoria@previc.gov.br

Fontes: Previc e FEBRABAN

x