IR 2023: veja como declarar! - RUMOS

IR 2023: veja como declarar!

6 de março de 2023

A declaração do Imposto de Renda 2023 pode ser entregue a partir de 15 de março até o dia 31 de maio.  Estão isentos de fazer a declaração os brasileiros que tiveram rendimentos abaixo de R$ 28.559,70 no ano de 2022.

O contribuinte tem três opções para realizar o envio das informações: pelo portal e-CAC, pelo aplicativo Meu Imposto de Renda ou pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), que deve ser baixado no computador.

Caso a declaração não seja entregue até o fim do prazo legal, o contribuinte recebe uma multa de 1% ao mês do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.

Se você recebeu aposentadoria da RUMOS ou fez resgate do plano em 2022, o seu informe de rendimentos está disponível desde 28 de fevereiro, na Área do Participante.

Quem ainda é funcionário das empresas patrocinadoras da RUMOS (Participante Ativo), e fez somente contribuições com desconto em folha de pagamento, deve declarar apenas o valor total das suas próprias contribuições para o plano de previdência realizadas durante o ano de 2022. As contribuições que foram feitas sobre rendimentos tributados exclusivamente na fonte (13º salário, por exemplo), não devem ser incluídas. As contribuições da empresa também ficam de fora. O valor correto a ser declarado consta do seu Informe de Rendimentos emitido pelo seu empregador (a RUMOS não emite Informe de Rendimentos para quem ainda está trabalhando)

Quem fez contribuições para o plano de previdência via boleto bancário, seja porque já se desligou da empresa patrocinadora e continua contribuindo como participante autopatrocinado, seja porque, mesmo ainda trabalhando na empresa patrocinadora, decidiu fazer contribuições esporádicas através de boleto, deve declarar o valor das contribuições realizadas para o plano de previdência durante o ano de 2022. O valor correto a ser declarado consta do Informe de Contribuições, na Área do Participante.

Relembre aqui como acessar seu Informe de Rendimentos ou Informe de Contribuições e reveja as orientações sobre como prestar corretamente as informações sobre o seu Plano de Previdência da RUMOS (AGROPREV, DUPREV CD, DUPREV BD ou CD RUMOS).

x