Março: mês da mulher! - RUMOS

Março: mês da mulher!

8 de março de 2021

No dia 08 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher em referência às conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos.

Atualmente, cerca de 40% do quadro de funcionários das patrocinadoras RUMOS é composto por mulheres. Entre os 3.308 participantes dos planos RUMOS, o percentual feminino é de 33%.

Neste #MêsdaMulher, queremos destacar a história e trajetória de algumas mulheres participantes dos planos RUMOS.

Confira abaixo um pouquinho sobre elas:

 
Suemer Ferreira de Sousa

<strong>Suemer Ferreira de Sousa</strong>

Suemer tem 37 anos e atua como Auxiliar de Produção na Corteva. Participante do plano AGROPREV, ela ressalta a importância do planejamento financeiro para ter um pouco mais de tranquilidade quando chegar a melhor idade.

A profissional enxerga o dia 08 de março como um grande reconhecimento da importância da mulher na sociedade como um todo. Ela acredita que essa luta é permanente e que as mulheres devem continuar batalhando pela igualdade social e profissional.

Suemer destaca que em sua área de atuação já trabalhou no setor mecânico e muitas vezes duvidaram de sua capacidade profissional por ser mulher. Para ela, a melhor resposta em situações como essa era de sempre exercer com excelência a sua função.

Ela acredita que a mulher não deve ser considerada como o sexo frágil e que juntas elas são mais fortes!

 

Tatiana Sanchez Abib

<strong>Tatiana Sanchez Abib</strong>

Tatiana tem 39 anos e é Líder de Comunicação Américas para DuPont™Cyrel® e DuPont™ Artistri®.

Para a profissional, o dia 08 de março é um momento de pausa para avaliar a evolução da mulher ano após ano, em todos os aspectos: pessoal, social e profissional.

Tatiana destaca sua mãe como a maior de todas as inspirações. Uma pessoa que a ensinou a ser quem ela é desde muito pequena. Foi a mãe que a instruiu a trabalhar e a dar valor ao dinheiro, de saber quanto custa cada coisa, de dar valor a cada conquista e de poupar. Ela não deixa de mencionar a importância do seu pai também!

Tendo atuado por sete anos em um segmento de mercado muito masculino no início da sua carreira, ela afirma que foi necessário aprender a se posicionar e a mostrar sua competência, não apenas pelo fato de ser mulher, mas também por ser muito jovem na época. Ela diz que não foi fácil, mas ao mudar de função recebeu a admiração e o reconhecimento de muitas pessoas que por vezes “torceram o nariz” para ela quando a viram pela primeira vez. Isso a deixou muito feliz!

Hoje, com quase 20 anos na Dupont, Tatiana se diz muito satisfeita em ter construído uma carreira sólida dentro da empresa. Ela começou como estagiária até alcançar a posição de liderança que hoje ocupa. Do lado pessoal, sua maior conquista é ser mãe de um bebê de 1 ano e 10 meses e “boadrasta” de uma linda menina de 13 anos.

Tatiana acredita que portas sempre certas se abrem para quem vai em busca daquilo que acredita, e do caminho certo, com força e fé (não importa qual seja a sua)!

 

Cynthia Gonçalvez Maranhão

Cynthia Gonçalvez Maranhão

Cynthia atua como Gerente de Serviço Médico na Corteva. Ela é participante do plano AGROPREV há seis anos e acredita que é importante trabalharmos hoje pensando na garantia de um futuro melhor.

A profissional afirma que sua mãe, Angela Casanova de 73 anos, sempre a inspirou e é um grande exemplo de mulher. Ela destaca também o recente discurso de Amanda Gorman na cerimônia de posse presidencial nos Estados Unidos. A jovem poetisa negra emocionou a todos ao falar sobre uma sociedade onde cada pessoa pode ser livre para ser o que quiser.

Cynthia relembra que, no início de sua carreira, ela trabalhou em uma plataforma de petróleo com cerca de 200 pessoas, onde no máximo cinco eram mulheres. Algumas piadas e comentários desagradáveis faziam parte da rotina e ela preferia ignorá-los.

Hoje, com 43 anos de idade, a profissional destaca a data de 08/03 como um marco para lembrar o papel da mulher na sociedade e nos fazer refletir sobre a necessidade de inclusão e igualdade.

x