A Eleição Geral da RUMOS Previdência é um processo previsto em regulamento que ocorre a cada seis meses e normalmente acontece em maio e novembro, mas pode ser antecipado ou adiado em até 30 dias.
Nesse ano, a Eleição ocorrerá entre as 10h do dia 3 e as 15h do dia 30 de novembro. Durante esse período, os participantes dos planos poderão alterar as suas escolhas em quatro itens: I- Percentual de Contribuição, II- Perfil de Investimento, III- Modo de Recebimento da Aposentadoria e IV- Contribuição sobre o 13º salário ou PPR ou Programa de Incentivo de Vendas.
Vamos falar sobre cada um deles a seguir.
Opção disponível apenas para os participantes ativos e autopatrocinados. A escolha pode variar de 1 a 12% de contribuição mensal (veja aqui as regras para os planos AGROPREV ou DUPREV CD).
Mas por que você deve alterar seu percentual de contribuição para 12%? Listamos 12 motivos abaixo:
1- Compensar a queda na taxa de juros;
2- Aumentar o valor da aposentadoria;
3- Fazer a reserva para aposentadoria durar mais (você vai viver mais!);
4- Diminuir o imposto de renda;
5- Evitar a tentação de gastar impulsivamente;
6- Pagar taxas de administração menores nos seus investimentos;
7- Ter acesso fácil a investimentos disponíveis apenas para investidores profissionais;
8- Conquistar a independência financeira mais cedo;
9- Deixar patrimônio para os entes queridos;
10- Simplificar a herança (rápida, sem inventário, sem advogado);
11- Evitar o imposto sobre a herança;
12- Proteger o patrimônio contra bloqueios judiciais.
Hoje são cinco tipos de perfis, que podem ser visualizados aqui.
Opção disponível apenas para os aposentados. Atualmente, são três modalidades de recebimento: fixar um montante em R$ mensal, receber mensalmente um percentual de 0,3% a 1,5% do saldo remanescente ou dividir o saldo para recebimento mensal por um período fixo de 5 a 25 anos.
Especificamente na eleição de novembro, há esse item adicional. O participante ativo pode optar por contribuir em cima do 13º, pago em dezembro de 2020, e do PPR ou Incentivo de Vendas a serem pagos em 2021.
A opção default é não contribuir sobre 13º salário ou PPR e Incentivo de Vendas, ou seja, se o participante quiser fazer essas contribuições, deve obrigatoriamente entrar no sistema e-flex no mês de novembro para realizar essa ação a cada ano. O sistema não guarda a opção de meses e anos anteriores. Já para os demais itens (percentual de contribuição, perfil de investimento e modo de recebimento de aposentadoria) se o participante deseja manter os mesmos parâmetros já escolhidos anteriormente, ele não precisa realizar nenhuma ação, pois o sistema manterá suas últimas opções de escolha.
Os participantes ativos deverão realizar os ajustes pelo sistema e-flex e os demais participantes na Área do participante.
Durante o mês de novembro, realizaremos algumas lives pelo nosso canal do Youtube para esclarecer todas as dúvidas acerca da Eleição Geral. Clique aqui para conferir a nossa agenda.
Qualquer dúvida, você também pode falar conosco pelos nossos canais de atendimento.