No mês dos namorados, casal que poupa junto, cresce com segurança - RUMOS

No mês dos namorados, casal que poupa junto, cresce com segurança

6 de junho de 2022

Para namorados, noivos, recém-casados ou casais felizes para sempre, uma vida financeira planejada em conjunto é essencial para incrementar a renda familiar da melhor forma possível. Esse é um dos grandes desafios da vida a dois, mas quando as decisões necessárias são tomadas na direção correta, isso é mais que um bom motivo para comemorar. Confira algumas dicas para os casais que pretendem ser felizes na vida amorosa e financeira:

Livro de contas conjuntas
Mesmo que você decida parar em uma padaria para tomar um cafezinho e comer um pão de queijo, anote. Se os dois fizerem isso e, todas as semanas, sentarem para analisar os gastos de ambos, conseguirão saber para onde vai o dinheiro do casal.

Em primeiro lugar, o amor. Em segundo, um plano a dois
Lembre-se sempre que vocês optaram por uma união total. Porém, a relação entre o casal vem em primeiro lugar. Se os dois tiverem isso em mente, evitarão discussões e poderão seguir em frente com planos e sonhos. Sonhos a dois, claro. Por isso, ambos sempre terão de ceder e, talvez, abdicar de planos pessoais em prol da felicidade do casal. Um filho é um bom exemplo. Uma viagem inesquecível é outro. Qual é a prioridade? Decidam-se em conjunto. E terão uma vida financeira feliz.

Objetivos bem definidos e táticas de economia
Se vocês decidiram investir na compra de um imóvel, por exemplo, o planejamento financeiro será primordial. Dessa forma, vocês terão alguma garantia de que as despesas não vão superar as receitas e que o dinheiro do casal está sendo empregado da forma pretendida. Nesse momento, algumas táticas de economia serão de grande ajuda. Quer algumas dicas para isso? Aquele restaurante favorito de todos os sábados pode passar a ser um programa mensal. O barzinho com amigos e petiscos no domingo pode ser um piquenique no parque. Às vezes, essas mudanças podem ser muito saudáveis para sair da rotina, além de serem bastante econômicas.

Crie um fundo de emergência e viva no futuro, hoje
O clichê vale aqui: imprevistos acontecem. O ideal é criar um fundo de reserva correspondente a, pelo menos, três meses de despesas do casal para poder enfrentar situações adversas sem stress. Tenha essa quantia em um investimento que possibilite liquidez, para poderem usufruir dela em uma emergência. O ideal é ter mesmo esse dinheiro de lado para não cair na tentação e ter a segurança de uma vida financeira tranquila e saudável.
Se conseguirem manter essas diretrizes, o melhor a fazer é acreditar que já estão vivendo em um futuro muito bem planejado. E feliz dia dos namorados.

Fonte: Porto Seguros

x