Previdência: qual é o seu perfil de investidor? - RUMOS

Previdência: qual é o seu perfil de investidor?

18 de novembro de 2020

Começar a investir em previdência é algo que envolve planejamento, disciplina e conhecimento sobre o tema. Para atender aos objetivos e às preferências de cada um, a RUMOS oferece aos participantes dos planos AGROPREV e DUPREV CD cinco tipos de perfis de investimento, para a escolha do participante.  Confira:

Perfil Curto Prazo | Super Conservador –  Investe em títulos públicos federais pós-fixados, que têm vencimento mais curto e seguem a variação da taxa SELIC. Assim, a rentabilidade acaba sendo mais baixa, porém raramente negativa.

Perfil 0 | Conservador – Investe principalmente em títulos públicos federais indexados à inflação (IPCA), com vencimento mais longo e expectativa de rentabilidade próxima à oferecida no “Tesouro Direto” pelos títulos Tesouro IPCA+ de longo prazo. Os riscos de perda temporária são maiores que no Perfil Curto Prazo, mas com uma expectativa de retornos melhores em longo prazo.

Perfil 15 | Moderado – Além dos mesmos investimentos do Perfil 0, possui 15% do portfólio investido no Segmento Composto, constituído por investimentos em ações e no exterior, podendo incluir também imóveis, fundos multimercado e outros. Ou seja, há um risco ainda maior de perda temporária de capital e uma expectativa de rentabilidade a longo prazo ligeiramente superior à oferecida no “Tesouro Direto” pelos títulos Tesouro IPCA+ de longo prazo.

Perfil 30 | Arrojado – Similar ao Perfil 15, mas com 30% do portfólio investido no Segmento Composto, resultando em episódios de perda de capital de curta e média duração e por expectativa de rentabilidade a longo prazo significativamente superior à oferecida no “Tesouro Direto” pelos títulos Tesouro IPCA+ de longo prazo.

Perfil 50 | Agressivo – Similar ao Perfil 30, mas com 50% do portfólio investido no Segmento Composto, resultando em episódios mais longos de perda de capital e por expectativa de rentabilidade a longo prazo expressivamente superior à oferecida no “Tesouro Direto” pelos títulos Tesouro IPCA+ de longo prazo.

Mas, como saber qual perfil escolher? A RUMOS oferece um teste para você conferir, basta clicar aqui. E não se preocupe! Se, em algum momento, você quiser mudar o perfil de investimento, é possível fazer a alteração nos meses de maio e novembro de cada ano (a RUMOS pode antecipar ou adiar esses períodos em até 1 mês). Neste mês de novembro, você tem até as 15 horas do dia 30 para mudar seu perfil de investimentos, se quiser. Caso esteja satisfeito com ele, não é preciso acessar o sistema. A sua opção atual será mantida automaticamente.

x