Quem é dono da RUMOS? - RUMOS

Quem é dono da RUMOS?

13 de julho de 2020

Quem é dono da RUMOS? A Corteva Agriscience, a DuPont, os participantes dos planos de previdência? A resposta é bem simples: ninguém.

A empresa é uma fundação, seu patrimônio é autônomo e não há proprietários ou sócios de capital.  Isso garante uma maior segurança aos participantes. Mas, de que forma?

Hoje em dia, se observarmos o desempenho das ações da Corteva Agriscience e da DuPont no mercado, tudo indica que as duas estão em plenas condições de cumprir com todos os seus compromissos financeiros. Mas, caso alguma delas venha um dia a passar por um momento difícil, peça concordata ou tenha a sua falência decretada, as empresas e os seus credores não poderão avançar sobre o patrimônio da RUMOS, justamente porque as patrocinadoras não são donas dele. O mesmo acontece com os participantes: o saldo acumulado na RUMOS não é sua propriedade até ser disponibilizado e, portanto, não pode ser usado ou penhorado por terceiros para saldar as suas dívidas.

 

Quem governa a RUMOS?

Apesar de não existir um dono, são as empresas patrocinadoras e os participantes que estão no comando da RUMOS, mediante a escolha de representantes. A Corteva Agriscience e a DuPont escolhem um total de dois representantes e os participantes escolhem um representante para o Conselho Deliberativo, órgão responsável por tomar as decisões mais importantes da entidade.

Mas, o que faz o Conselho? As tarefas incluem aprovar os regulamentos dos planos, definir as políticas de investimentos (tipos, limites, metas, regras) e escolher os diretores executivos, que são responsáveis pela implantação das decisões.

 

Quem fiscaliza a RUMOS?

Além do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva, existe um terceiro grupo que é responsável pela fiscalização da entidade: o Conselho Fiscal. Os integrantes desse conselho também são dois indicados pelas patrocinadoras e um por escolha dos participantes.

O Conselho Fiscal tem o direito de fiscalizar qualquer ato da diretoria, mas as tarefas principais são verificar a qualificação, certificação e habilitação dos dirigentes, aprovar anualmente as contas da entidade e inspecionar se os investimentos estão dentro das regras constantes das políticas de investimento e da legislação.

Além disso, a entidade também é fiscalizada pela PREVIC, Superintendência Nacional de Previdência Complementar, órgão governamental, e auditada anualmente pela PWC (PriceWaterhouseCoopers). Para conhecer os integrantes dos Conselhos e da Diretoria Executiva, acesse a página Quem Somos.

 

Qual é o propósito da RUMOS?

Com o passar dos anos e com o nosso envelhecimento, a tendência é perdermos produtividade e, consequentemente, ver a nossa renda diminuir. Por isso, a RUMOS busca promover a independência financeira dos participantes de forma que, durante a aposentadoria, não dependam de terceiros ou de mais anos de trabalho.

E isso é feito através da administração de planos de previdência complementar, apoiada em dois grandes pilares: o da informação (esclarecer, orientar) e o das operações (efetuar as inscrições, manter os cadastros, calcular e arrecadar contribuições, investir o dinheiro, controlar os saldos individuais, processar solicitações e pagar os benefícios).

 

Como os recursos são investidos? 

Você faz sua contribuição para ter uma aposentadoria mais tranquila, com independência financeira. Mas, o que a RUMOS faz com o dinheiro arrecadado? Em primeiro lugar, ele é separado. Cada perfil de investimento tem uma conta junto ao banco custodiante, o Bradesco.

Uma vez que o dinheiro chega, o Itaú, que é o banco gestor, decide quando e quais títulos comprar com ele: títulos públicos federais, cotas de fundos de investimentos e ações, por exemplo. O Bradesco verifica se as instruções do Itaú estão de acordo com as políticas de investimentos e, estando tudo ok, executa as transações.

No fim do mês, o Bradesco conta quantos títulos estão sob custódia, verifica o seu preço no mercado e, caso o valor deles tenha aumentado, vemos uma rentabilidade positiva. Caso contrário, ela é negativa.

Vejam que a RUMOS contratou e dividiu as decisões, a execução e guarda dos investimentos entre duas das maiores e mais prestigiadas instituições financeiras do país, proporcionando ainda mais segurança para as reservas dos participantes.

Caso ainda surjam dúvidas, acesse a página de Investimentos ou entre em Contato com a gente.

 

Confira mais informações em nosso canal no YouTube.

x