Retirada do Patrocínio PrevDow: o que você precisa saber - RUMOS

Retirada do Patrocínio PrevDow: o que você precisa saber

9 de junho de 2020

O processo de retirada do patrocínio do Plano CD PREVDOW está chegando ao fim! Vale começar com um alerta: caso você participe deste plano, terá até 15.06 para quitar seu saldo devedor de empréstimo, ou ele será abatido da sua reserva e haverá incidência de imposto de renda (0% a 35%) sobre o valor não quitado.

Para detalhar as alternativas e tirar suas dúvidas, a RUMOS fará uma live no dia 10.06 às 11 horas no YouTube. Você pode acessar a partir deste endereço: https://youtu.be/x0S_LCpHH-E

Entenda o processo

Os funcionários da Corteva e da DuPont de legado hDOW que participam do plano CD PREVDOW receberam um “Termo de Opção e Quitação” que apresenta as seguintes alternativas de utilização de saldo acumulado (incluindo a parte da empresa):

  1. Transferir todo o saldo, ou apenas parte, para a RUMOS ou outra entidade de previdência
  2. Receber todo o saldo, ou apenas parte, em parcela única, na sua conta corrente bancária
  3. Permanecer com todo o saldo rendendo na PREVDOW, sem fazer novas contribuições
  4. Combinar as alternativas “a” e “b”

 

Mas, antes de escolher uma delas, é importante levar alguns pontos em consideração.

Caso avalie a possibilidade de transferir o saldo para a RUMOS ou outro plano de previdência, tenha em mente os seguintes fatores:

  • A RUMOS oferece cinco perfis de investimento, três a mais que a PrevDow. Assim, fica mais fácil encontrar um perfil adequado aos seus objetivos e características pessoais;
  • Se você transferir seu saldo para a RUMOS, tudo ficará em um mesmo “lugar”, simplificando o monitoramento das suas reservas para a aposentadoria e o encaminhamento das suas solicitações de atendimento.
  • Mas veja que os recursos portados para a RUMOS (AGROPREV, DUPREV CD) só poderão ser portados ou resgatados após o desligamento da empresa (resgate também permitido em caso de moléstia grave). Reservas transferidas para outros planos que não sejam da RUMOS também podem sofrer carências e restrições ao resgate. Fique atento!
  • A taxa de administração da RUMOS varia entre 0,50% a 0,70% do saldo ao ano, dependendo do perfil de investimentos escolhido; a da PrevDow é de 0,14% do saldo ao ano; a taxa dos planos abertos (como os PGBL), oferecidos por bancos e seguradoras, frequentemente é bem mais cara.

Na tabela abaixo, você poderá ver a rentabilidade acumulada na RUMOS em comparação com outras alternativas, já líquida da taxa de administração:

Para transferir os seus recursos da PrevDow para a RUMOS, preencha o “Termo de Opção e Quitação” desta forma:

 

Se você preferir ter acesso imediato aos recursos acumulados na PrevDow, transferindo tudo para a sua conta corrente, considere os seguintes fatores: haverá dedução imediata de imposto de renda (0% a 35%, dependendo da situação individual); e a descaracterização da finalidade da reserva financeira aumenta o seu risco de ter renda insuficiente na aposentadoria.

Tenha em mente que, mesmo se decidir manter todas as suas reservas acumuladas rendendo na PREVDOW, você ainda poderá participar e contribuir para o plano da RUMOS (AGROPREV, DUPREV CD). Poderá também, a qualquer momento, caso mude de ideia, transferir o seu saldo para a RUMOS (ou outro plano de previdência) ou receber tudo em conta corrente (deduzido do imposto de renda).

 Não deixe de conferir os detalhes na nossa live no dia 10.06 às 11 horas no YouTube.

 

x