A importância da previdência complementar fechada para a sociedade - RUMOS
19 de janeiro de 2021

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a nossa pirâmide demográfica está se invertendo em um ritmo veloz. Os números apontam que, nos próximos anos, deixaremos de ser um país majoritariamente jovem para sermos uma nação com maioria de adultos maduros e idosos.

Pensando em garantir uma boa qualidade de vida no futuro e um nível de renda melhor, muitos brasileiros optam pelo regime de previdência complementar fechada. Esse sistema atua de forma autônoma em relação ao Regime Geral da Previdência Social e pode ser adotado em decisão individual ou conjunta com a empresa patrocinadora, para complementar o benefício do cidadão.

Além das vantagens tributárias exclusivas dos investimentos previdenciários, os planos fechados contam com taxas mais baixas de administração e oferecem diferentes opções de renda ao se aposentar.

Confira abaixo os principais benefícios e a importância da previdência complementar fechada para os participantes, para as empresas patrocinadoras e para a sociedade:

  • Para os participantes

Manutenção de renda na aposentadoria mais próxima à do período em atividade.
Formação de uma poupança de longo prazo.
Segurança contra eventos futuros adversos.

  • Para as empresas patrocinadoras

Melhorar as relações empregado/empresa.
Atrair e manter mão-de-obra qualificada
Aumentar a fidelização do empregado.

  • Para a sociedade

Capitalização de empresas, através dos investimentos no mercado de capitais.
Formação de postos de trabalho.

Possibilita melhor qualidade de vida aos milhares de participantes e seus dependentes.

x