Afinal, meu plano na RUMOS é um PGBL ou um VGBL? - RUMOS
18 de fevereiro de 2022

Nenhum dos dois. O CD RUMOS é um plano de contribuição definida.

As pessoas ainda confundem os tipos de planos de previdência aberta e fechada. Resumidamente, PGBL e VGBL são termos que se aplicam à previdência aberta, na qual qualquer um pode se inscrever. Já na previdência fechada, os planos podem ser de contribuição definida, benefício definido ou contribuição variável.

O CD Rumos tem algumas semelhanças com o PGBL. O tratamento tributário, por exemplo, é o mesmo. Você pode deduzir até 12% da sua renda tributável no ano, na declaração completa de ajuste anual do imposto de renda. A tributação será realizada de acordo com a opção do investidor pela forma regressiva ou progressiva do imposto de renda e aplicada sobre o valor do resgate ou do benefício pago.

Incentivos fiscais existentes no PGBL também são aplicados nos fundos fechados, e as taxas cobradas com a administração do plano são frequentemente mais competitivas do que nos fundos abertos, devido à finalidade não lucrativa dos fundos fechados, combinada à negociação junto aos gestores de investimentos de aplicações de grandes valores, de que um investidor individual normalmente não dispõe.

Já no VGBL, não é possível deduzir as contribuições na declaração de ajuste anual do imposto de renda. A tributação será realizada de acordo com a opção do investidor pela forma regressiva ou progressiva do imposto de renda e será aplicada apenas sobre o ganho das aplicações

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco para que possamos esclarecer.

x