No Brasil, a expectativa de vida para pessoas de 60 anos é, em média, mais 22 anos, segundo dados do IBGE. Mulheres com 60 anos em 2025 podem esperar viver mais 24 anos, enquanto os homens, mais 20,7 anos. Fatores como estilo de vida, histórico de saúde e cuidados com a saúde podem influenciar a longevidade de cada indivíduo.
A expectativa de vida é um indicador importante para planejar a aposentadoria. Lembramos que a aposentadoria pelos planos CD RUMOS, AGROPREV e DUPREV CD, não é “vitalícia”. Portanto, para não ficar sem dinheiro na velhice, é fundamental se planejar para estender as reservas por mais tempo.
Com um bom planejamento e a escolha adequada das opções de recebimento no seu plano, você pode aproveitar com tranquilidade e segurança essa etapa da vida com a expectativa de que suas reservas estão sendo bem administradas.
Uma orientação importante que direcionamos aos nossos participantes é de utilizar a “regra dos 4%”. Esta diretriz é amplamente aceita para determinar a quantidade que um indivíduo deve retirar de uma conta de aposentadoria, a cada ano, para maximizar as chances de que a reserva dure o resto de sua vida.
A “regra dos 4%” foi estabelecida com base em estudos de planejamento de aposentadoria e sugere que, se você retirar 4% de sua reserva no primeiro ano de aposentadoria e ajustar essa quantia a cada ano subsequente pela inflação, é bem provável que sua reserva dure 30 anos. Veja que essa regra não foi desenvolvida para que o dinheiro acabe exatamente depois de 30 anos, mas sim para aumentar as chances de que ele não se esgote antes desse prazo.
Alguns dados importantes:
Clique aqui e relembre os detalhes.