Como utilizar a aposentadoria de forma consciente - RUMOS
22 de março de 2021

De acordo com dados do IBGE, em 2020 o Brasil alcançou a quantidade de 30,7 milhões de aposentados. O número cresceu 19% em sete anos e atingiu sua maior marca no ano passado.

Cerca de 66% deste público é responsável por manter seu domicílio com uma renda média de R$1.413,65. Um levantamento recente do SPC Brasil constatou que 4 em cada 10 pessoas da terceira idade passaram a gastar mais com produtos que gostam. Para se ter uma ideia, essa faixa etária é responsável por uma renda anual de R$ 243 bilhões.

Tendo em vista todas essas informações e visando auxiliar esse público, a Secretaria Especial de Segurança e Trabalho elaborou um guia de Educação Financeira para Pessoas Idosas – Guia para aposentados e pensionistas do INSS.

O documento foi desenvolvido com o objetivo de ajudar na tomada de decisões mais conscientes com relação ao uso dos recursos financeiros, incentivando os idosos a controlar e gastar seu dinheiro da melhor forma possível.

Veja abaixo algumas dicas que separamos sobre “Onde e como economizar”:

Em casa

-Não deixar luzes acesas sem necessidade

-Consertar vazamentos e infiltrações

 

No supermercado

-Sempre anotar o que realmente precisa comprar

-Comparar preços e esperar promoções

 

No transporte

-Prefira transportes mais econômicos. Ter um veículo nos dá um certo conforto, porém, existe uma despesa grande além do valor da prestação e do combustível.

-Você pode optar por transporte público ou transporte por aplicativos.

 

Na farmácia

-Ao comprar remédios, você pode optar pelos genéricos, que são geralmente mais baratos e possuem a mesma fórmula e efeitos esperados que os remédios de marca específica.

Clique aqui para conferir a cartilha na íntegra.

x