Previdência: segunda prioridade de investimento dos brasileiros - RUMOS

A gestora de investimentos Schroders não se intimidou com a pandemia e contratou um estudo online independente com mais de 23 mil pessoas em 32 localidades de todas as partes do mundo entre 30 de abril e 15 de junho desse ano. O resultado é o “Estudo de Investidores Globais 2020” que tem o sugestivo subtítulo “Sob pressão: a resposta dos investidores à crise”.

Entre muitas revelações, o estudo constatou que investir em previdência já é a segunda prioridade dos brasileiros. Isso quer dizer que mais e mais pessoas, de todas as idades, estão aportando aos fundos de previdência privados que têm um poder maior de garantir tranquilidade no futuro já que não dependem das normas pré-estabelecidas pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

O que o brasileiro está descobrindo é que, na esfera privada, o investidor traça o próprio plano de aposentadoria, estipula os valores que gostaria de receber, de que forma e por quanto tempo, assim como o prazo de ‘contribuição’ e a quantia mensal a ser paga.

Em entrevista ao e | investidor do Estadão, o analista de produtos da Ágora Investimentos, Alexandre Melo, comenta que além desses benefícios, “os fundos de previdência têm incentivos fiscais e a possibilidade de migração para outros fundos após um prazo de carência, sem pagar imposto de renda”.

O estudo da Schroders, que considerou quem tem intenção de investir pelo menos 10 mil euros nos próximos 12 meses, também revela mudanças nas prioridades para gastos com renda disponível. Uma pesquisa semelhante, realizada em 2017, indicou que 10% dos entrevistados planejavam investir em aposentadoria. Agora são 25% com essa meta após o impacto econômico da pandemia e revisão de valores e prioridades.

É sempre importante lembrar que um plano de previdência é o tipo de investimento pensado para o longo prazo, uma poupança para o futuro. Mas, como fazer as melhores escolhas? Na página de Educação | Previdência do nosso site você pode conferir conteúdos com informações sobre diferenças entre Previdência aberta e fechada e conhecer os cinco motivos para não adiar o seu investimento em um plano de previdência, entre outros conteúdos.

Fontes:

E | investidor: https://bit.ly/3cxoPy9
https://bit.ly/3cwsr3n

x