Quais as formas de recebimento da aposentadoria? - RUMOS
19 de maio de 2023

Até o dia 26/05, às 15 h, os aposentados dos Planos CD RUMOS, AGROPREV e DUPREV CD podem alterar a sua forma de recebimento de aposentadoria, contanto com três alternativas:

  1. Percentual mensal de 0,3% a 1,5% do saldo remanescente;
  2. Número fixo mensal de cotas do plano, por um período de 5, 10, 15, 20 ou 25 anos;
  3. Renda mensal constante, estipulada pelo Participante em moeda corrente, desde que o valor inicial seja suficiente para efetuar pagamentos por um período mínimo de 05 (cinco) anos e que seu valor mensal não seja inferior a 2,5 UP (R$ 1.872,02 em maio de 2023).

 

Note que, com as opções 1 e 3, existe a possibilidade de estender a duração das suas reservas por um período indefinido, bastando ajustar o percentual ou o valor do benefício à rentabilidade mensal do plano. Já opção 2 estabelece um prazo fixo para o esgotamento completo do seu saldo.

 

Fique atento: você poderá ter uma vida mais longa do que espera e, assim, precisar da sua aposentadoria por mais tempo que o inicialmente planejado. As opções 1 e 3 permitem maior flexibilidade para se ajustar a uma longevidade estendida.

Tanto na opção 1 quanto na opção 2, a sua aposentadoria mensal varia conforme a rentabilidade do plano. Quando ela é positiva, seu benefício aumenta. Quando é negativa, seu pagamento diminui em relação ao do mês anterior.

As principais vantagens dessa variação de acordo com a rentabilidade do plano são as seguintes:

  • Ao longo dos anos, a sua renda mensal tende a automaticamente crescer em termos reais (“acima da inflação”), junto com o rendimento dos investimentos, permitindo preservar o seu padrão de vida e arcar com maiores despesas em idade avançada (gastos com saúde, por exemplo, tendem a aumentar).
  • Em tempos de “vacas magras”, com rentabilidade negativa, você automaticamente retira menos dinheiro do plano e, assim, preserva melhor seu patrimônio.

 

Fique atento: se, na expectativa de retornos mais atraentes ao longo da aposentadoria, você escolheu um perfil de investimentos que apresenta episódios frequentes de perdas no curto prazo, considere eleger as opções 1 ou 2, para proteger seu saldo.

A principal desvantagem da variação da aposentadoria de acordo com a rentabilidade dos investimentos é a maior dificuldade em planejar o orçamento pessoal, por conta da incerteza dos recebimentos mensais.

 

A opção 3 permite justamente uma fácil previsão das entradas mensais de dinheiro, facilitando o planejamento e controle das contas da família. Em compensação, em tempos difíceis, de rentabilidades baixas ou negativas, você pode, sem querer, acelerar a utilização das suas reservas e acabar sem dinheiro antes do esperado.

Fique atento: a renda mensal constante em R$ é mais adequada para aqueles que elegeram os perfis de investimento com menos oscilação de rentabilidade (como o Perfil Curto Prazo), conformando-se com uma expectativa de rentabilidade menor ao longo da aposentadoria, em troca de uma maior previsibilidade.

x