Quanto tempo eu vou viver depois de me aposentar? - RUMOS
9 de agosto de 2021

A aposentadoria é sem dúvidas o sonho de muitos brasileiros. Quem não pensa em ter uma vida tranquila e poder desfrutar da velhice sem esquentar a cabeça?

Mas você já parou para pensar quanto tempo você vai viver depois que se aposentar? Essa é uma pergunta muito importante que todos deveriam fazer antes de planejar seu futuro.

Para se ter uma ideia da importância disso, hoje o ideal seria que todos se preparassem financeiramente para viver até os 90 anos ou mais. Isso porque há uma diferença entre expectativa de vida ao nascer e expectativa de vida aos 60 anos.

A expectativa de vida ao nascer é uma espécie de cálculo da idade média em que um indivíduo irá falecer a partir do seu nascimento, ou seja quanto tempo em média vive essa pessoa em anos de vida. De acordo com o IBGE, em 2019 a média de expectativa de vida do brasileiro era de 76,6 anos.

Já para o cálculo da previdência é considerada a expectativa ou esperança de vida aos 60 anos de idade. Esse indicador leva em consideração quanto tempo a pessoa depois de aposentada irá ficar recebendo o benefício.

Em 2019, enquanto a expectativa de vida ao nascer era no Brasil de 76 anos, a expectativa de sobrevida aos 60 anos de idade era de 22,4 anos e a expectativa de sobrevida vida aos 65 anos de idade era de 18,7. Ou seja, mais ou menos metade das pessoas que chegam aos 60 anos de idade excederão a expectativa de viver até os 83 anos.

Portanto, com a perspectiva de uma vida mais longa, é importante dar mais atenção às finanças, que antes eram planejadas para o curto prazo.

x