Saiba como fazer contribuição esporádica para domar o leão do Imposto de Renda - RUMOS

Domar o leão do Imposto de Renda é o desafio de diversos contribuintes brasileiros todos os anos. Você que é participante RUMOS (AGROPREV, DUPREV CD) sabe o que deve ser feito para reduzir a tributação sobre seu dinheiro e ter um ganho maior?

IR – Modelo completo de declaração de Imposto de Renda: os participantes que optarem por esse modelo podem deduzir da base de cálculo desse tributo as suas próprias contribuições para a RUMOS, feitas durante o ano de 2021, até o limite de 12% dos seus rendimentos tributáveis.

Contribuição esporádica: essa alternativa é para os participantes que contribuíram com menos de 12% do valor total de seus rendimentos ao longo de 2021. Nesse caso, é possível aproveitar o limite de dedução para minimizar o imposto devido e solicitar essa contribuição para o plano ao atendimento RUMOS até o dia 20/12, às 15 h.

Como saber o valor de contribuição?
Se você não sabe o quanto contribuir, a RUMOS disponibiliza um “Simulador Fiscal” na Área do Participante para te ajudar.

Confira abaixo o passo a passo:

  • Na Página Inicial da Área do Participante Clicar em Simular

  • Conferir os campos de preenchimento.

Atenção: o Simulador assume os valores aproximados, é de responsabilidade do participante preencher os Campos de Renda Bruta Anual, Contribuições Anuais e Total de Contribuições Esporádicas anual, considerando os salários e contribuições de Janeiro a Dezembro.

Campos de Renda Bruta Anual: representa a soma do salário bruto de janeiro a dezembro.

Contribuições Anuais: representa a soma das contribuições realizadas ao plano com desconto em folha de pagamento de janeiro a dezembro.

Total de Contribuições Esporádicas anual: representa as contribuições esporádicas realizadas pelo participante durante o período de janeiro a dezembro através de boleto.

  • Após o preenchimento dos campos, clicar em Simular.

 

Como realizar o pagamento?

Atenção: a Rumos é obrigada por legislação específica, que visa proteger a Entidade de aporte de valores ilícitos provenientes de lavagem de dinheiro, entre outros, a confirmar a origem dos recursos aportados não descontados em folha de pagamento e incompatíveis com a renda mensal. Neste sentido, solicitamos que nos envie junto com o formulário um documento comprobatório da origem do valor a ser creditado, para que possamos seguir com sua solicitação. Exemplo: Demonstrativo de Pagamento, Declaração Anual do IR)

  •  A Rumos validará e aprovará a solicitação
  • Na sequência, você receberá por e-mail o boleto para pagamento com vencimento em 29/12/2021.
x