A pandemia exigiu novos comportamentos, mudanças no dia a dia profissional, na vida pessoal e também na forma de consumir. O trabalho remoto agora é comum, encontros presenciais e atividades de lazer estão muito mais seletivos e valorizados. Mas, como o isolamento social impactou os hábitos de compra dos brasileiros?
Não existe uma única resposta, mas muitos indicadores apontam tendências. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que entrevistou mil consumidores, indicou que 61% deles passaram a realizar mais compras online, o que gerou um aumento de 62% na receita das empresas na modalidade digital. A pandemia fez com que o e-commerce ganhasse muito mais relevância no cotidiano das famílias, uma mudança de hábito que veio para ficar.
Homens e mulheres de todo o país aderiram principalmente aos aplicativos de lojas e supermercados para consumo imediato de comidas e bebidas com entrega rápida. A pesquisa ainda revela outras categorias de produtos procuradas, com 31% dos entrevistados indicando a compra de produtos de beleza e cosméticos, 26% de livros e 23% de roupas.
Já o estudo da EY Parthenon envolveu 1.003 consumidores acima dos 18 anos de todas as classes sociais e revelou que 87% dos entrevistados deram prioridade aos produtos de higiene pessoal e da casa, enquanto 89% mantiveram ou aumentaram os gastos com alimentos frescos e 64% continuaram o usando o serviço de entrega de kits de comida. Para saber mais, você pode conferir todos os dados do estudo clicando aqui.
Outras tendências reveladas por estudos e pesquisas são a valorização de produtos naturais e sustentáveis, maior gasto com cuidados pessoais e maior foco em produtos e serviços que gerem conforto e bem-estar. O estudo CC+, realizado pela consultoria em inovação consciente Mandalah, explica que para se encaixar na nova realidade, muitos procuraram cuidar mais da mente e do corpo, gerando um aumento de 139% na busca por exercícios e aulas de meditação, por exemplo.
O estudo lista outros insigths sobre como a mudança de comportamento está alterando hábitos de consumo, como a valorização da natureza; a busca por mais cuidado pessoal, por skincare, atendimentos psicológicos e prática de exercícios; o aumento dos trabalhos artesanais; o senso de comunidade e pertencimento; a necessidade de cozinhar em casa e maior preocupação com a sustentabilidade.
E você, mudou algum hábito durante esse período? E como estão as suas contas? Aproveita para fazer uma maratona dos conteúdos da RUMOS para se informar sobre finanças pessoais e o mercado de previdência complementar privada.
Fontes: SBVC, Terra e Consumidor Moderno