Dólar alto pode afetar investimentos da RUMOS no exterior? - RUMOS

Dólar alto pode afetar investimentos da RUMOS no exterior?

8 de outubro de 2020

Recentemente, informamos sobre os novos investimentos da RUMOS no exterior, que buscam alcançar uma expectativa de melhor rentabilidade para alguns de nossos perfis.

Desde setembro, os perfis 15, 30 e 50 do Plano CD RUMOS (AGROPREV, DUPREV CD) passaram a ter cerca de 8% do seu patrimônio alocado em um fundo de investimentos que compra títulos de renda fixa de governos e de empresas no mundo todo (PIMCO INCOME FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO INVESTIMENTO NO EXTERIOR, CNPJ 23.720.107/0001-00). Relembre aqui.

Mas, até que ponto o atual cenário econômico, marcado pelo dólar alto, pode prejudicar essa iniciativa? Não se preocupe, pois o fundo de investimento no exterior conta com proteção cambial (“hedge”). Se o dólar “cair” (se desvalorizar), o fundo recebe uma compensação contratada justamente para essa proteção. Em compensação, o fundo também não ganha quando o dólar “sobe” (se valoriza).

O objetivo desse investimento é contribuir para a diversificação e eficiência da carteira de investimentos do plano, diminuindo a sua exposição ao chamado “risco Brasil” e capturando boas taxas de juros pagas por papéis de qualidade que se podem comprar apenas no exterior. Especular com a taxa de câmbio não está entre as atuais estratégias da RUMOS para os investimentos. A expectativa é a de que o desempenho desse novo investimento no exterior exceda o do CDI, que é o principal indicador utilizado no mercado de renda fixa brasileiro.

Se você tiver mais dúvidas sobre seu plano, clique aqui para entrar em contato conosco.

x